ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vendas de café brasileiro com selo Rainforest Alliance Certified crescem 20%

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/06/2015

2 MIN DE LEITURA

3
0
 Por Thais Fernandes

Enquanto a nível mundial a comercialização de cafés com selo Rainforest Alliance Certified crescer em 10% e a área em produção ficou estável, no Brasil os números foram, pelo menos, o dobro disso. As informações partem do relatório produzido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que analisou o ano de 2014.

No Brasil, houve um considerável aumento de aproximadamente 20% nas exportações e vendas no mercado interno. Já a área certificada em café aumentou 5%, mostrando que o mercado está em evolução. O grande avanço nas exportações começou em 2013, quando elas passaram de cerca de 700 mil sacas, para 996 mil sacas em 2013 e a 1,2 milhão em 2014. O gráfico abaixo demonstra a evolução nos últimos 5 anos:

*Ano x Sacas 60kg

No entanto, ainda não é todo café produzido em fazendas RAC que é efetivamente vendido como tal. Do total produzido, 56% foi vendido através de outras certificações, a comerciantes e torrefadores que não exigem ou não registram as compras de café certificado RAC ou trata-se de resíduos.

Veja, abaixo, a Evolução da área certificada de café RAC no Brasil (ha) 2009 – 2014.

 

Ainda, segundo o Relatório Anual Mercado de Cafés Rainforest Alliance Certified™ 2014, disponibilizado nesta semana, outro destaque foi a parceria entre produtores. A certificação em grupo representou 47% de toda a área certificada no Brasil ante 43% em 2013.

De acordo com o Imaflora, o percentual é resultado de um contínuo processo de capacitação de técnicos, visitas e parcerias com empresas. “Um fator importante para o crescimento da área certificada nos últimos três anos, especialmente na modalidade em grupos, deve-se ao programa Nespresso AAA que estimula seus fornecedores a obterem a certificação. Também deve ser destacado o papel das cooperativas e exportadoras, que incentivam e prestam assistência técnica para a certificação de seus cooperados e fornecedores”, pontua o relatório.

Região pioneira
Após 12 anos da primeira certificação da Rede de Agricultura Sustentável (Rainforest Alliance Certified) na região do Cerrado Mineiro, a área certificada de café chegou a pouco mais de 74 mil hectares em todo o Brasil, beneficiando diretamente 260 produtores, 15.700 trabalhadores e conservando 55 mil hectares de áreas de floresta nos biomas Cerrado e Mata Atlântica.



Mercado
Além dos tradicionais importadores como Alemanha, Reino Unido, Japão e Estados Unidos, o mercado nacional também mereceu destaque tendo em vista a presença do selo em marcas importantes como McDonalds café, Três Corações, Café do Centro e Octavio Café.

O movimento aponta maior diversificação de compradores, sobretudo importadores pequenos e médios de café certificado. Para o Imaflora, em 2015, a expectativa é a continuidade desse processo.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXSANDRO FERNANDES

SANTOS - SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 09/06/2015

Muito Obrigado pelo feedback Eduardo Trevisan.
EDUARDO TREVISAN GONÇALVES

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 08/06/2015

Para que quiser mais detalhes, o relatório completo está no link: https://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/55757aa0b8f57_Relatoriomercadocafeimaflora.pdf
ALEXSANDRO FERNANDES

SANTOS - SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 05/06/2015

Bom dia,

Gostaria de saber , se a região do sul de minas tem a intenção de obter uma porcentagem maior para ser pioneiro em certificação , pois vejo que este numero é bem baixo com relação as outras áreas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures