ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uganda: tempo chuvoso beneficia produção de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
As condições de chuva que têm prevalecido na região leste de Uganda, principal produtora de café, estão impulsionando a formação de grãos e desenvolvimento para a colheita de 2009/10 (outubro-setembro), informou o chefe de comercialização e produção de café do Nucafe, David Muwonge.

Ele disse que as chuvas têm sido particularmente favoráveis para a colheita de arábica que deve ser iniciada em meados de outubro. A região produz marcas premium de arábica da Uganda como o café totalmente lavado AA, A e Drugar.

"Inicialmente, a colheita da safra 2009/10 deverá ser melhor do que a da atual safra", disse David, acrescentando que os cafés robusta da região também estão se beneficiando das condições climáticas favoráveis.

As regiões oriental e central de Uganda passaram por um período de estiagem no começo desse ano que forçou a Autoridade de Desenvolvimento de Café do país (UCDA, da sigla em inglês) a revisar para baixo sua previsão de produção para a estação de 2008/09, de 3,5 para 3,3 milhões de sacas de 60 quilos. Na estação passada, o país produziu 3,21 milhões de sacas de café. A UCDA deverá ainda divulgar dados de previsão para a estação 2009/10.

De acordo com Muwonge, as atuais colheitas nas regiões oeste e sul de Uganda também estão se recuperando dos problemas sofridos nos últimos dois meses após o início de condições de seca. Entretanto, ele disse que a queda nos preços, refletindo as mudanças nos preços globais, está forçando alguns produtores a acumular a colheita, prejudicando as exportações.

Exportações

As exportações de café de Uganda, maior produtor de robusta da África, caíram 8,7% em junho após retração das vendas por causa de uma queda nos preços, informou a UCDA. Os envios caíram de 278 para 254 mil sacas de 60 quilos em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os volumes foram 5,9% menores do que a previsão feita anteriormente, de 270 mil sacas, embora 15% maiores do que em maio, devido à melhor colheita nas regiões sul e sudoeste de Uganda.

"Os preços não estão bons e os produtores estão relutantes em vender a colheita", disse o porta-voz da UCDA, David Kiwanuka. "O que os compradores estão oferecendo está muito abaixo das expectativas dos produtores".

As exportações nos 12 meses até 30 de setembro poderão cair até 5,7% com relação à previsão anterior de 3,5 milhões de sacas devido à safra pequena, disse ele. No ano passado, o país exportou 3,21 milhões de sacas, disse a agência. As exportações de 1 de outubro a junho caíram 0,9%, para 2,33 milhões de sacas.

Os novos plantios e a melhora nas práticas de manejo ajudaram a nação a aumentar sua produção de café com relação às 2 milhões de sacas em 2005/06. O país consome menos de 3% de sua produção, enquanto o resto é exportado, principalmente para a Europa. A Uganda é o segundo maior produtor de café da África, depois da Etiópia. A produção de robusta representa 85% da produção anual total do país, cujas exportações somaram US$ 388,4 milhões em 2007/08.

Com informações da Bloomberg e Dow Jones, traduzidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures