ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Testes de colheita mecanizada em lavouras de conilon podem beneficiar produção no Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

A safra de 2022 de café canéfora (conilon) é de recordes para o Brasil, com volume próximo a 18 milhões de sacas, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No mercado, analistas da região do Espírito Santo falam em volume ainda mais expressivo, com o mercado trabalhando com uma produção de aproximadamente 22 milhões de sacas. 

Se por um lado as condições climáticas foram favoráveis para o produtor de conilon, o gargalo da mão de obra, sentida há muitos anos na região, foi o grande desafio da safra. Segundo relatos ouvidos pelo portal Notícias Agrícolas, a colheita, inclusive, começou com atraso em algumas áreas devido a dificuldade de encontrar mão de obra. 

Esse é um cenário já conhecido pelo produtor de conilon e que vem se agravando nos últimos anos, que além de mais cara, também está escassa tanto no Espírito Santo, como em áreas da Bahia. Neste sentido, há alguns anos o produtor vem fazendo pesquisas e testes para tentar mecanizar a colheita em toda área. Na safra 2022, os resultados foram satisfatórios em algumas áreas onde o trabalho foi realizado com máquinas utilizadas normalmente em áreas de arábica. As pesquisas e os testes devem seguir na próxima safra, mas, pela primeira vez, mostraram um cenário mais otimista para alguns produtores. 

"Tem mais ou menos uns 15 anos que já vem sendo testadas algumas colhedeiras de café, mas sem sucesso na regulagem da máquina. O conilon tem características muito diferentes do arábica e até então não havia tido sucesso, desfolhava muito a lavoura, mas neste ano uma das máquinas mostrou comportamento interessante", afirma José Carlos Gava Ferrão, produtor de café, engenheiro agrônomo e consultor em café com atendimento em áreas da Bahia e do Espírito Santo. 

Segundo Ferrão, neste primeiro momento foi observado que alguns produtores conseguiram colher sem danificar muito a planta, mas ressalta que a mecanização não é possível para todas as variedades, sendo mais favorável para alguns clones que se "soltam" mais fácil da rama, enquanto outras variedades apresentaram resistência. 

"Os testes continuam. Para alguns deu certo. No caso do conilon, tem as questões de espaçamento, número de haste, precisa de alguns ajustes. Se mostrou mais qualificada quando tinha um ramo ortotrópico por planta. Quando se tinha mais, caía mais café no chão ou ficava mais café no pé", afirma. 

A safra de 2022 mostrou também que, para que o produtor tenha um bom resultado, é interessante que se tenha uma maturação de grãos mais uniforme. "As primeiras observações é que alguns ajustes serão feitos nas máquinas, o produtor vai ter que passar duas vezes com a máquina na mesma área", comenta. 

Também foi observado um volume expressivo de café no chão após a passagem da máquina, o que pode trazer mais uma mudança na rotina do cafeicultor. "Embora não seja prática do café conilon, muito provavelmente vamos ter que começar a adotar a prática de recolher esse café no chão também", afirma o engenheiro agrônomo. 

Os resultados são positivos e, mesmo após 15 anos de testes, Ferrão reconhece que o processo de mecanização será lento e ainda não é para todo produtor. Alguns ajustes, como espaçamento das lavouras, também poderão ser necessários. "Processo bastante promissor, mas lento. Para se popularizar vai levar anos. Talvez para os grandes aconteça primeiro por conta do investimento, mas ainda precisa de muitos ajustes. Fato é que, depois de 15 anos, essa máquina mostrou melhor desempenho". 

Produção e mercado internacional

O conilon ganhou ainda mais destaque nos últimos dois anos, suprindo a necessidade do mercado diante do café arábica. O volume, considerado muito positivo pelo setor, tem ficado em sua maior parte do mercado interno, que continua com demanda aquecida por parte da indústria.

Reflexo deste cenário, os dados mais recentes do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) mostraram queda de mais de 60% nos embarques de conilon nos últimos meses. Segundo Marcos Matos, diretor geral do Cecafé, o setor observa de perto a redução dos embarques, principalmente porque o Brasil é visto no exterior como produtor de maior qualidade que as demais origens produtoras.

Com avanço na produtividade, a estimativa do setor é de que o Brasil se torne o maior produtor de café conilon do mundo nos próximos cinco anos, ultrapassando a produção do Vietnã.  Em agosto, as estimativas indicavam o volume de produção em oito anos, mas o avanço nas demais áreas de produção gerou uma revisão nas estimativas.

Do lado da pesquisa, especialistas afirmam que é uma meta possível para o Brasil, desde que as pesquisas avancem em termos de produtividade e qualidade do conilon.

As informações são do Notícias Agrícolas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures