ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Terminais apostam na exportação de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Brasil é o maior produtor mundial e detentor do segundo mercado consumidor da bebida em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e desfruta de grande credibilidade no cenário cafeeiro devido à qualidade dos grãos semeados em território nacional. No entanto, são necessárias melhorias na infra-estrutura e na logística para a movimentação do produto, com a intenção de reduzir os preços de produção e aumentar a produtividade dos fabricantes.

Atualmente, grande parte da exportação de café, assim como açúcar e até soja, está migrando para o contêiner, numa espécie de "tendência de conteinerização" de cargas que antes eram transportadas soltas, no porão dos navios. O preço de um cofre de 20 pés - simples ou dry box - gira entre U$ 10 e 15 mil e necessita de cuidados especiais. Os contêineres utilizados para esse fim não podem apresentar nenhum tipo de cheiro nem ter transportado, anteriormente, alguma substância química, devido ao risco de prejudicar a qualidade da mercadoria.

Conforme lamenta o consultor da AgriCafé, Sílvio Leite, a realidade brasileira no segmento é composta por preços bons e lucratividade péssima. Além disso, o Brasil enfrenta forte concorrência na Ásia, já que Vietnã e China produzem mais a cada dia. Neste ano, as exportações brasileiras de café registram aumento da receita, mas também uma queda no número de sacas enviadas ao exterior.

O acumulado de janeiro a agosto deste ano, segundo estatísticas do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em comparação ao mesmo período de 2007, registra queda de 6% no volume total - abrangendo os tipos arábica, verde, solúvel e robusta. No entanto, a receita cresceu 14,2%, já que, até o momento, em 2008 os exportadores lucraram U$ 2.772.808, contra U$ 2.427.721 do ano anterior. No último mês de agosto, essa variação se confirmou, com redução de 3,1% de sacas exportadas e acréscimo de 18,6% na receita.

O presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson José Ximenes Abreu, já criticou, em diversas ocasiões, o fato de o investimento tecnológico no setor ter beneficiado apenas o consumidor. Ele argumenta que a cafeicultura nacional enfrenta um grande endividamento e até inadimplência no pagamento de seus custos, apontando que somente no estado de Minas Gerais o volume de dívidas ultrapassa R$ 2 bilhões.

Minas Gerais, inclusive, é o grande pólo produtor de café em território brasileiro, responsável por mais de 50% dos grãos colhidos no País. A maior parte da mercadoria - cerca de 65% - que tem a exportação como destino converge para o Porto de Santos, o maior da América Latina. São poucos os produtores da mercadoria que atuam como exportador. Na maior parte dos casos, quem produz vende a carga para uma empresa exportadora, que se incumbe pelas demais partes do processo logístico.

Assim, o fato de o café ser um produto bastante requisitado no exterior e com clientes nas mais diferentes partes do globo tem atraído cada vez mais investimentos de terminais na movimentação da carga. Ao comercializar o café, acaba-se lidando com muitos armadores, o que possibilita a abertura de mais negócios para o terminal. Neste ano, de acordo com informações do Cecafé, os principais países de destino do café verde brasileiro são Alemanha (2.779.356 sacas de 60kg) e Estados Unidos (2.548.457).

Ainda acima da faixa de um milhão de sacas aparecem Itália, Bélgica e Japão, mostrando o poderio do café, que proporciona bons negócios na Europa, na América e também na Ásia. A matéria, de Bruno Merlin foi publicada no canal PortoGente, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures