ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sul da Bahia monta campo experimental de conilon

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/08/2010

3 MIN DE LEITURA

1
0
O Extremo Sul, única região produtora de café conilon na Bahia e responsável pela posição de destaque do estado no ranking nacional de produção, deverá sediar ainda este ano a primeira estação experimental especializada. Para viabilizar a implantação da unidade, foi assinado na tarde do dia 13, durante o primeiro dia da Festa do Café Conilon, um protocolo de intenções.

A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em atendimento ao pleito dos cafeicultores da região. Além do órgão estadual, integram o termo de compromisso, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Ministério da Agricultura, através da Ceplac, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Itabela, e o instituto de pesquisa Incaper, do estado do Espírito Santo. Representações de todos os órgão se fizeram presentes no ato.

Fizeram parte da comitiva que definirá em conjunto as responsabilidades de cada órgão e estratégias para implantação, o Secretário da Agricultura, Eduardo Sales, o superintendente do Sebrae, Edival Passos, o presidente do instituto Incaper, Evair Melo, o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes, o superintendente da Ceplac, Antônio Zózimo, além de autoridades local.

O Extremo Sul baiano, única região produtora do estado, responde por uma produção anual de 600 mil sacas processadas de café conilon, destacando-se as produções dos municípios de Itabela, Itamaraju, Eunápolis, Prado e Porto Seguro, sendo Itabela o maior produtor de tecnologias em produção, com o único viveiro certificado, o São Francisco, a dois quilômetros do centro da cidade.

Além da produção de mudas certificadas, o município é referência no trabalho de implantação das mesmas, nas tecnologias de preparo de solo, plantio, tratos culturais, entre outros. Cerca de 40% da produção é irrigada. No ranking nacional de produção do café conilon, a Bahia se destaca em terceiro lugar, atrás somente dos estados do Espírito Santo (com 8 milhões de sacas) e de Rondônia (1,6 milhão de sacas). Utilizado na produção do café solúvel ou na mistura com o café o arábica, para produção do café de qualidade, dando a cor e o aroma tradicional do café, o café conilon é indispensável economicamente.

Como garantia de sustentabilidade, o pesquisador do Incaper, instituto de referência do estado do Espírito Santo, Romário Gava Ferrão, reforça a necessidade de utilização de variedades mais produtivas e tolerantes à seca e à praga, que ofereçam maior resistência a doenças e minimizem a utilização de agrotóxicos.

"Acredito que a região do Extremo Sul baiano tem um potencial de crescimento muito grande, por ser uma região de empreendedores, com uma topografia plana, que favorece o desenvolvimento da espécie e, sobretudo, pela constante busca por inovações, incentivos e novos modelos de gestão. O principal desafio da cultura, de um modo geral, ainda é produzir tecnologia de baixo custo", avalia. O preço da saca de café também não é satisfatória devido à última estiagem. O valor pago pelo produto, que antes era de R$200,00, passou para R$ 155,00.

O presidente da Assocafé, João Lopes falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pela Câmara Setorial do Café, recém criada pela Secretaria, mas que é representativa na sua formação. O órgão consultivo é formado por representações de toda a cadeia e já diagnosticou os principais gargalos, no que se refere à dificuldade de custeio, onde a disponibilização dos recursos segue o calendário produtivo do café arábica; a insegurança jurídica, a cerca da ocupação de terras, a legislação ambiental, entre outros.

"Para a maioria desses pontos, já obtemos respostas, é o caso da criação de um aparato legal, regulamentado pelo Governo e que promoveu uma adequação da legislação ambiental Oeste do estado. Agora, o Governo realiza vistorias, emitindo as licenças e o Ibama, apenas homologa; Em relação à dificuldade para aplicar as leis trabalhistas, na contratação da mão de obra para a colheita do café, já podemos contar com o Simples, ferramenta desenvolvida pelo Sebrae, para os pequenos empresários, e que podem ser adequada às unidades produtivas", comemora. "Pleiteamos ainda a modificação na legislação do Bolsa Família para que, no período de plantio, os colhedores de café tenham seu benefício apenas suspenso e não, cancelado", sugeriu o também secretário executivo da Câmara do Café, João Lopes.

A reportagem é do Jornal Feira, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CESAR AUGUSTO DE MOURA

COLATINA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/08/2010

Parabéns aos produtores do Sul da Bahia, em especial ao Sindicado Rural de Itabela, que à tempos não mede esforços junto aos produtores da região buscando sempre as melhores soluções para as necessidades locais.
Realmente, a geração de tecnologia local é indispensável a todos envolvidos, agora, centralizando este trabalho fica muito mais fácil sua avaliação e divulgação.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures