ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Somar acredita em safra de 15 % a 25 % menor em 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/12/2012

1 MIN DE LEITURA

12
0
Para a Somar Meteorologia, a previsão por uma empresa do setor cafeeiro de produção para a safra 2013 de 53 milhões de sacas de café é um valor irreal, uma vez que a safra em questão é, por fatores fenológicos, menor do que a anterior e assim impossível de atingir tais patamares. Segundo a instituição, ainda é muito cedo para avaliar o real tamanho da safra, mas o que tudo indica deverá ser entre 15% a 25% menor do que a safra 2012.

Além disso, por fatores climáticos, houve queda prematura de chumbinhos, devido às altas temperaturas ocorridas ao longo do florescimento e, o mais agravante, chuvas bastante irregulares que vinham causando estresse hídrico às plantas. Ainda é muito cedo para avaliar o real tamanho da safra, mas o que tudo indica deverá ser entre 15% a 25% menor do que a safra 2012, isso se não ocorrer mais nenhuma intempérie climática até o momento da colheita. As considerações partem do boletim semanal agrometeorológico da Somar Meteorologia.

De acordo com a Somar, depois de algumas semanas com tempo bem mais seco, com chuvas totalmente irregulares e de baixa intensidade, voltou a chover bem sobre todas as regiões cafeeiras do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Com isso, os níveis de água no solo, que estavam sendo o grande problema à cafeicultura, elevaram-se e agora todos os solos apresentam uma capacidade hídrica acima dos 90%, dando plenas condições ao desenvolvimento tanto das plantas quanto dos grãos.

Por outro lado, diz a Somar, essas condições de tempo mais fechado, de temperaturas mais amenas e umidade relativa acima dos 95% são excepcionais para a proliferação de doenças, como a ferrugem do cafeeiro. E, segundo dados de campo, já são observadas diversas lavouras com sinais de ferrugem e isso poderá ser mais um entrave à produção cafeeira nessa safra 2013.

As informações são da Safras & Mercado e do Café da Terra, adaptadas pelo CaféPoint.

12

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDUARDO

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/12/2012

  Na minha região e como sou representante de produtos agriculas e venho andando no sul de minas, vejo da seguinte forma , a 2 anos atrás com as altas de café os produtores aumentaram  as lavouras, e para safra de 2013/14 essas lavouras começam a produzir.  Clima vem ajudando com as chuvas um pouco atrasadas, mas está cedo ainda , pode ser que a colheita atraze um pouco. Cooperativas e Armazéns Gerais está todos cheio de café, e produtores esperando preços maiores para vender!!! isso escuto por onde passo.

  Fico com a opinião do Sr Jaime Neto, na região que trabalho os numeros parecem ser  quase o mesmos da safra 2012/13......

   Estimativa de Safra é muito dificil de fazer pq ninguem agrada gregos e troianos.

Produtores e Cooperativas querem que dar menos para ajudar nos preços, e Exportadores querem que seja mais barato, porque o importador compra mais, e exportadores vendem mais e sim mais lucros , e dizendo que café é um produto terceario.

  Os produtores sempre querem menos café, mas se chego na lavoura para vender meu produtos, sempre e essa conversa, não sei agradar eles...eu digo: sua lavoura vai produzir menos na proxima safra ..... ele me diz : vai produzir 10% a menos, mais a outra que plantei ou disbrotei vai produzir mais uns 30%.....não entendo....



JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 21/12/2012

O "estrago "já foi feito.



Tem um antigo ditado: "Boca fechada não entra mosquito".



Que o acontecido (previsão ou advinhação) sirva de exemplo para quem quiser dar uma de "Mãe Dinah  ou Nostrdamus" e outros grandes advinhadores de plantão.



Desejo a todos um FELIZ NATAL e que , este é o período para refletir sobre os erros e acertos para que possamos construir uma cafeicultura justa para todos os segmentos desta cadeia.

"Um négócio só é bom quando os dois lados ganham".



Que o " Grande Arquiteto do Universo"  traga muita paz e amor a todos os colaboradores desta coluna!



MARCO ANTONIO JACOB

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/12/2012

Lí um repórter de um renomado conhecedor do conillon capixaba , ele não é tão otimista quanto a próxima safra de 2013.



Quanto a safra de arábicas , creio que esta safra atual (2012) é de aproximadamente 35/36 milhões de sacas , vamos aguardar para ver.
JAYME LEME NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - TRADER

EM 20/12/2012

Oi Sr. Samuel,

Fico agradecido que o Sr. pelo menos tente entender meu ponto de vista,  claro que não precisa concordar de forma nenhuma, mesmo porque ninguém tem poder de mexer em mercado, muito menos eu. Mercado é soberano. Como o Sr. bem colocou, estou procurando colocar exatamente o que foi visto por nós, sem mais, nem menos sem medo no coração, porque acredito piamente que tanto números altos ou também muito baixos prejudicam e muito o produtor.  Aquela subida momentânea vem sempre junto com plantio desenfreado e pouco tempo depois vem os excessos de estoques e preços baixos. Por isso o produtor Brasileiro tem de trabalhar com os números mais próximos possíveis da realidade para saber se pode avançar no plantio, pode acelerar a venda ou segurar a venda.

Insisto que mercado não deveria ter caído tanto e continuamos positivos para 2013.

Abraço
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 20/12/2012

Sr Jayme, respeito seu ponto de vista. Esta é a beleza da democracia!!! Não se preocupe, não me sinto ofendido e espero que os demais também não.

Sinceramente, me dou ao direito de continuar discordando de sua metodologia:

"tendo a area, uma trena para medir espaçamento e sabendo estimar quantos litros tem por pe, um roteiro representativo e coletando o maior numero de paradas possiveis, é possivel chegar a um numero coerente sim" .

Não concordo, mas respeito seu ponto de vista.

Entendo que em um país de tamanho continental como o nosso seja mesmo complicado fazer levantamento preciso. Muitas vezes Sr. Jayme, não conseguimos acertar a safra dentro da própria propriedade.

Prefiro um levantamento mais técnico, estatístico  e se o Sr. reparar verá que ha anos brigo pela boa informação.

Acho que ela é fundamental na tomada de decisão do produtor, a Conab que foi muito falha no passado, hoje nos parece estar fazendo um trabalho de mais confiança.

Não se intimide se é isso que acredita de fato, entendo que não é fácil colocar a cara a tapa. Sua previsão é totalmente diferente das cooperativas do sul de minas, mas defenda aquilo em que acredita, isso não é ofensa a ninguém.

Ano passado pensei como o Sr., que não deveria ter falado nada também. Tomei pancada até,  por pedir para pararem de falar que café ia a R$ 1.000,00, que a safra era de 35 milhões que seriam lindos os próximos 5 anos, que faltaria café.....

Mas ai a gente para e pensa, se o que falamos foi de coração e naquilo em que acreditamos sem intenções, não há porque, ter qualquer receio.

Abraço

JAYME LEME NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - TRADER

EM 20/12/2012

Boa tarde Sr. Samuel,


Divergencia que esta acontecendo é que estao trabalhando com 14/15 milhoes no SM para 2012, enquanto nos estimamos 12 mi em 2012. Só que esse ano constatamos uma safra melhor, mais uniforme. O mesmo aconteceu na Zona da Mata. Cerrado e Sao Paulo observamos quebras. No Cerrado algumas Cooperativas estão estimando em 30% a quebra. Nós chegamos a 40% de quebra no Cerrado e 24% de quebra em São Paulo.


Quanto à metodologia, usamos a mesma area da Conab e IBGE. Sinto muito, tenho metodologia sim, nao faço de avião ou de helicoptero, te garanto e faço isso desde 1995. No caso de safra, por favor me entenda, que nao gostaria de ofender ninguem, de forma nenhuma. Mas tendo a area, uma trena para medir espaçamento e sabendo estimar quantos litros tem por pe, um roteiro representativo e coletando o maior numero de paradas possiveis, é possivel chegar a um numero coerente sim. E tambem o que tem divergido muito é o numero de Conillon.


Bem, espero que o Sr. entenda e tambem todos que acham que estamos tentando manipular alguma coisa. Sr. Samuel, sei que é dificil, mas te digo com honestidade, talvez nao deveria ter soltado os numeros, porque a gente apanha la fora porque acham que é baixo e apanha aqui dentro porque acham que é alto.


Mas finalizando, ponto mais importante é que mercado esta assim pela ultima safra de 2012 que o mercado la fora trabalha com 57 / 60 Mi que acho um verdadeiro absurdo.  
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/12/2012

Perfeito sr.Samuel,suas colocaçoes.Com a palavra a Terra Forte.
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 20/12/2012

Sr Jayme, aproveitando a presença, seria importante, até a título de esclarecimento ao mercado.

Qual a metodologia utilizada nesse levantamento do Sul de Minas?

Quantos técnicos fizeram visita a campo?

Uma vez que as cooperativas da região pensam diferente, quais as cooperativas consultadas neste levantamento?

Foi apenas um levantamento visual em viagem pelo Sul de Minas?

Sr. Jayme, quem refutou o levantamento para o Sul de Minas da Terra Forte foram as cooperativas...Eu jamais o faria, pois careço de competência técnica para tal, ainda mais em um País de tamanhas proporções.

O Sr poderia aproveitar e esclarecer a metodologia ou se no caso em questão se trata apenas de uma opinião pessoal, da qual todos tem o direito de faze-lo ou se é de fato mesmo, uma posição da Terra Forte com metodologia fundada. Isso esclareceria a má impressão que ficou e fez com que várias cooperativas soltassem notas e esclarecimentos refutando os números apresentados.

Abraço,

Samuel Henrique Fornari
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 20/12/2012

Sr Jayme, não coloquei em meu comentário qualquer afirmação sobre a safra 2012/2013 da Terra Forte da qual compartilho, pois vemos aqui que a safra foi de fato decepcionante. Peço que releia por gentileza.

Coloquei a diferença de sua estimativa para 2013/2014 para as estimativas de cooperativas e somar. Eles projetam quebra de 15/20/25% e o Sr projeta aumento de safra para o Sul de Minas.

Ou será que não existe uma grande divergência entre sua estimativa para o sul de minas e as estimativas de cooperativas que la estão?

Me corrija se estiver errado, mas sua estimativa para o Sul de Minas é superior em mais de 10% enquanto cooperativas desta região falam em quebra de 15 a 25%.



Ah, mas depois corrigimos como fizemos neste ano!!!!!!!!!!!!!!



Me desculpe Sr Jayme, respeito sua avaliação, embora nossas cooperativas estejam vendo diferente, mas é exatamente disso que o setor café está cansado...depois de levar o café a preço de banana não adianta revisar mais nada!!!

JAYME LEME NETO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - TRADER

EM 20/12/2012

Samuel,


Minha safra de 2012 é 2 milhoes de sacas menor que o da Conab. Terra Forte 36.100 contra 38.340 da Conab. Como voces podem dizem que estamos contra os produtores? Repito que considero positivo para o mercado pois :


1) Questiona seriamente o USDA por exemplo com 55.9 milhoes contra 52.2 do nosso relatorio.


2)Alem de uma safra baixa de Arabica ainda perdemos em torno de 5 milhoes de sacas de cafes bons, que nao pesam contra bolsa de NY e tera de ser digerido devagar internamente.


Quanto a safra de 2013/2014 o numero que soltamos é de fato o que levantamos e vimos. É claro que esse numero é sujeito a ser revisado. E se voce notou, o numero de Arabica é igual ao de 2012. Cerrado e Sao Paulo quebraram bastante, mas o Sul de Minas e a Zona da Mata pelo contrario tiveram melhoras pois as perdas em 2012 foram enormes e por isso nosso numero é menor que da Conab.


Grato pela atençao e tenho certeza que assim que o mercado perceber isso, essa onde de quedas vai normalizar e assim como voces estamos muito positivos quanto a preços de cafe para 2013.


Jayme Leme Neto
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 20/12/2012

Conab 38,34 de arábica e safras 39,8 para 12/13. Considerando a qualidade bem inferior, se for ver a produção de arábica não foi nenhum exagero. A divergência fica mesmo em relação a safra 13/14 pelo que diz Somar e Cooperativas de um lado e Terra Forte e Safras do outro.

De qualquer modo, vai ficando nítido que não existe motivo para esta derrocada, uma vez que muitos la fora vinham trabalhando com números bem superiores. É hora de calma e esperar por um 2013 melhor.

Abraço a todos
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 20/12/2012

Pois é Somar.....Mas o pitaqueiros de plantão dizem que o clima foi favorável. Hoje foi a vez da safras & mercado que trouxe previsão de  49,1 a 52,3 milhões para 13/14 e 12/13 em mais de 54 milhões. Vai ver eles entendem mais de meteorologia olhando de uma salinha la no RS do que esta renomada empresa de meteorologia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures