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Setor industrial reivindica investimento em marketing para o café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/01/2015

1 MIN DE LEITURA

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Por Thais Fernandes

O marketing do café voltou a ser pauta das ações políticas nesta última segunda-feira (26/1), quando a atual ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, recebeu representantes dos produtores e das indústrias de café.

Foto: Bruno Lavorato/ Café Editora
 
Foto: Bruno Lavorato/ Café Editora


A reunião trouxe reclamações sobre a falta de investimento em marketing para que o produto de qualidade seja reconhecido tanto no exterior, quanto no Brasil. Na ocasião, Kátia Abreu afirmou que vai tentar parceria com o Ministério do Turismo para implementar o marketing do café nas Olimpíadas de 2016.

Segundo o Mapa, a ministra solicitou também que os representantes de café solúvel entreguem ao Ministério um plano de desenvolvimento do produto para verificar a possibilidade de colocá-lo em prática.

O mesmo tema vem sendo debatido no Fórum do curso on-line: Marketing Estratégico no Agronegócio Café. Comandado Guiados pelo o consultor em marketing e estratégia no agronegócio Paulo Henrique Leme, especializado em café, certificações, indicações geográficas e qualidade, os alunos tem trazido demandas para serem discutidas e uma das mais comentadas é exatamente sobre o marketing governamental para cafés industrializados.

“Na questão do marketing estratégico do setor como um todo, o que vejo, nestes anos que tenho experiência em trabalhar com café, é que nunca o governo e entidades setoriais tomaram frente em divulgar os cafés brasileiros industrializados lá fora. Divulga-se o café cru, para que as torrefações de fora do Brasil adquiram os melhores grãos, agreguem valor ao produto para depois revendê-los mundo à fora, inclusive a nós mesmos, estes mesmos grãos com uma grande margem de lucro”, comentou o aluno do curso, Ivy Macedo Ribeiro.

“Mesmo no marketing do café brasileiro verde os esforços são poucos. Não há uma coordenação central como na Colômbia que centralize e coordene estrategicamente o marketing. Acho que esse é o maior problema”, prosseguiu o consultor Paulo Henrique.

O curso continua com inscrições abertas, até o dia 5 de fevereiro, para agentes de todas as pontas cadeia, interessados em aprender mais sobre o marketing no negócio café. Confira aqui como ingressar no curso e participar deste debate.

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