ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Segundo apicultor, abelhas ajudam na produção de café de qualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/10/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O apicultor Arnô Wieringa, de Pedra Azul, em Domingos Martins (ES) está produzindo café orgânico de qualidade e a safra colhida este ano chegou a 91 pontos. Segundo ele, as abelhas ajudam muito no resultado alcançado: "em conversa com cafeicultores da região onde colocamos nossas abelhas para fazer polinização do café, percebemos que, por conta do casamento entre o plantio orgânico e a apicultura, houve um valor mais alto na venda do produto". 

Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia
                                    Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

De acordo com Wieringa, pesquisas científicas de café arábica comprovam que os grãos aumentam de 20% a 30% no tamanho quando as abelhas vão para a plantação em época de florada: "neste momento, o volume da colheita também aumenta", disse. Na lavoura de 3 hectares do produtor, 1 hectare e meio é destinado para a produção de café.

O supervisor agrícola Rogério Lemke, que há 10 anos trabalha com café, foi um dos incentivadores para o apicultor investir na cafeicultura. Antes, a área da propriedade tinha uma lavoura de hortaliça no método convencional, porém, depois que o apiário foi instalado, a terra descansou e a vegetação natural começou a voltar. Juntos, eles decidiram plantar uma árvore natural do Canadá, conhecida como Liquidamba.

"Decidimos plantar aqui porque temos uma outra área de café que tinha Liquidamba plantada e ela estava bem espaçada. Dessa forma,  plantamos o café embaixo para ver o que dava e ele está se saindo muito bem", comentou, acrescentando que eles não usam defensivos agrícolas nem capinam o mato, mas uma das preocupações é com a adubação do solo e nutrição da planta.

"No inverno, quando a planta precisa de claridade, cai a folha toda e o sol entra. Quando é o contrário, ela renova a folha toda e protege o café do sol, além de servir como matéria orgânica", destacou.

O café de Wieringa é secado sem tirar a casca nem despolpar, o que de certa forma é benéfico para o produtor, pois concentra mais o açúcar e faz um café mais doce e de melhor qualidade. Após seco, o café vai para Venda Nova do Imigrante, onde é colocado em uma máquina e é pilado para retirar a casca. Feito isso, ele passa por uma peneira para separará-lo pelo tamanho do grão e os que tiverem peneira acima de 16 vão para o café expresso.  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures