ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sebrae capacita produtores em gestão de risco no mercado de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/06/2011

2 MIN DE LEITURA

1
0
Está sendo realizada esta semana, em paralelo à Expocafé em Três Pontas MG, o Curso de Gestão de Risco no Mercado de Café para produtores Fair Trade de todo o Brasil. A iniciativa é feita em parceria entre a Fair Trade e o SEBRAE MG.

Logo após a SCAA 2011, Feira Americana de Cafés Especiais ocorrida de 28/04 a 01/05 em Houston Texas - EUA, o curso de Gestão de Risco - Café foi ministrado pelo Banco Mundial para dirigentes de Associações e Cooperativas da América Central e Latina em Houston (Marriot Hotel) no período de 01 a 04/05.


Foto: Turma do Curso Gestão de Risco 01 a 04/05 em Houston Texas EUA

Nesta oportunidade a Fair Trade viabilizou a participação de Marcos Antônio Teixeira (Coordenador dos Projetos de Café do SEBRAE MG no Cerrado e Chapada de Minas) como representante do Brasil no curso com o objetivo de que os conhecimentos lá apreendidos fossem repassados aos Grupos de produtores Fair Trade do Brasil.

Foram então organizadas três turmas para o curso, a primeira em 14/06, a segunda em 15/06, ambas em Varginha MG no auditório do escritório do SEBRAE MG, e a terceira acontecerá em Manhuaçú MG no dia 17/06 também no escritório local do SEBRAE.


Foto: Turma do Curso Gestão de Risco 15/06 em Varginha MG

Dos 24 grupos Fair Trade prospectados no Brasil, a maioria com certificado já obtido e alguns em processo de certificação, 19 grupos se inscreveram para os cursos e enviaram seus responsáveis pelo Departamento Comercial. Participaram até o momento 25 representantes, e no dia 17 a terceira turma contará com a presença de 7 Associações e 15 participantes ao todo. Finalizada a semana, 19 entidades com 38 funcionários serão capacitados sobre o tema Gestão de Risco no mercado de Café.

O objetivo do curso é desenvolver o conhecimento sobre o funcionamento dos mercados futuros e de opções, sobre as estratégias utilizando estes instrumentos e como implementar as estratégias de Gestão de Risco no mercado de Café no dia-a-dia das entidades; o conteúdo é composto por fundamentos e princícios dos mercados físico e futuro de café, os agentes e tipos de contratos, o ponto de equilíbrio dos produtores e das associações e cooperativas, as estratégias de atuação física e financeira, como implementar as estratégias de risco nas instituições e as principais fontes de informações do mercado.

Com os cursos a Fair Trade e o SEBRAE objetivam ampliar as estratégias dos produtores e cooperativas Fair Trade para atuarem no mercado de café, fomentar a constante busca por conhecimento, disseminar conhecimento àqueles que muitas vezes não tem condições de acesso a tais informações e gerar maior agragação de valor às sacas comercializadas pelos grupos.

De acordo com depoimentos dos participantes até o momento o curso foi de grande valia, trouxe conceitos que eles apenas tinham ouvido falar mas ainda não entendiam como funcionavam, puderam compreender melhor como o preço é formado e estratégicas básicas de atuar no mercado.

O mercado atual de café é promissor e perspectivas de sustentação dos preços estão fundamentadas, mas sem conhecimento de como atuar no mercado os produtores e cooperativas podem perder boas oportunidades de comercialização e até incorrer em prejuízos. Capacite-se, questione, se envolva.

As informações são de Marcos Antônio R. Teixeira, do Sebrae/MG, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS ANTONIO DOS REIS TEIXEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 17/06/2011

Obrigado Natália. O curso foi proveitoso e acendeu nos participantes a necessidade de estruturarem melhor seus departamentos comerciais e atuarem com as ferramentas do mercad futuro. Abs.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures