ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra de café do Brasil é vista em 52,16 mi sacas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/05/2012

1 MIN DE LEITURA

1
0
A atual safra de café do Brasil atingirá 52,16 milhões de sacas de 60 kg, segundo sondagem instantânea feita pela Thomson Reuters no evento Perspectivas para o Agribusiness em 2012 e 2013, em São Paulo. Participaram da pesquisa 130 pessoas, incluindo lideranças do setor e especialistas.

O número médio da sondagem está um pouco acima da previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em seu último relatório apontou uma produção recorde do Brasil de 50,45 milhões de sacas para a safra 2012/13.

O mesmo levantamento realizado pela Thomson Reuters apontou um consumo médio no Brasil de 20,23 milhões de sacas em 2012.

Durante os debates na palestra Perspectivas do Mercado de Café, que integrou o evento promovido pela BM&FBovespa, participantes do mercado contestaram estimativas otimistas, como as divulgadas pelo adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que apontou na semana passada um volume de 55,9 milhões de sacas para a safra atual.

"A impressão é de que o erro é sempre para cima", disse o consultor Luiz Otávio Araripe, avaliando os números do USDA para a safra brasileira de café nos últimos 14 anos.

A estimativa mais alta feita no exterior para a safra brasileira foi apontada como um dos fatores que estariam pressionando para baixo os preços do café arábica na bolsa de Nova York.

O corretor Eduardo Carvalhaes afirma que os fundamentos são para preços mais altos. "Operadores de instituções financeiras muitas vezes não percebem os fundamentos e trabalham apenas com a perspectiva de curtíssimos prazo", disse ele.

"Não percebem os fundamentos... Estamos com estoques praticamente zerados... No próximo ano não vai faltar, mas também não vai sobrar." Carvalhaes disse confiar nos números da Conab.

Tradicional produtor de café, Luiz Hafers, acredita na recuperação dos preços do arábica. "O mercado está perto do fundo. A disposição dos especuladores de vender a descoberto está esgotada", disse ele. "Que o mercado sobe, não tenho dúvida. Quando sobe é que eu não sei."

A reportagem é da Agência Reuters, adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO CARLOS REMEDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/05/2012

Somos um país de pouca credibilidade; o que se fala aqui não é levado em conta. A Conab parece ser mais um órgão obsoleto e de pouca significancia; suas previsões tem menos créditos do que de um vidente, por isso, qualquer organismo internacional fala o que quer e quem paga a conta é o Brasil, vendendo seus produtos a preços menores. Sorte a todos!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures