ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra 2015 é estimada em 43,24 milhões de sacas de café pela Conab

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A última estimativa para a produção da safra cafeeira (espécies arábica e conilon) em 2015 feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicou que o país deve ter um total de 43,24 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado. O resultado, referente a dezembro de 2015, representa redução de 5,3%, quando comparado com a produção de 45,64 milhões de sacas que a Conab contabilizou no ciclo anterior.

Já em relação à estimativa de 42,15 milhões de sacas, divulgada em setembro pela Companhia, houve acréscimo de 2,7%, correspondendo a mais 1,1 milhão sacas. Segundo a Conab, tal incremento se deve, principalmente, ao ganho na carga produtiva de café em coco, mensurada por ocasião da colheita, além do aumento no rendimento do café no beneficiamento.

Veja o que a Conab fala sobre a produção das espécies arábica e conilon, em cada região/Estado:

Arábica
Os dados mostram que café arábica representa 74,1% da produção total do país na safra 2015. Para esta safra estima-se que sejam colhidas 32 milhões de sacas. Tal resultado representa um decréscimo de 1,7%.

Houve expressivo decréscimo de 1.532,7 mil sacas no Cerrado Mineiro e 524,9 mil sacas em São Paulo, correspondendo a 26,6 e 11,4%, respectivamente, de queda frente à safra 2014.

O café arábica apresenta ganho de produção apenas na região de Matas de Minas, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Matas de Minas está em ano de bienalidade positiva e que, apesar das condições climáticas adversas, a produtividade é satisfatória. No Paraná a produção se recupera das condições climáticas adversas, principalmente às baixas temperaturas em 2013, que afetou a safra 2014. No Espírito Santo e Rio de Janeiro a produção é superior à safra anterior, mesmo sendo afetada pelas condições climáticas adversas nesta safra.

Conilon
A produção do conilon, estimada em 11,19 milhões de sacas, representa uma redução de 14,2%. Esse resultado se deve, principalmente, à queda da produção no Espírito Santo, maior estado produtor da espécie, causada pela estiagem da atual safra. As lavouras do estado foram afetadas por déficit hídrico, elevadas temperaturas e grande insolação em dezembro de 2014, janeiro e fevereiro de 2015, período de formação e enchimento de grãos, o que levou à má formação dos grãos, menores e mais leves. Mato Grosso e Pará também apresentam queda na produção de conilon, mas são estados pouco representativos na produção nacional.

Rondônia e Bahia (Atlântico), segundo e terceiro maior produtor, apresentam ganho de produção de café conilon. Em Rondônia as condições climáticas foram favoráveis durante todo o ciclo da cultura e na região do Atlântico (BA), apesar de uma baixa restrição hídrica em janeiro/fevereiro, a produção ainda assim será superior a safra 2014, reflexo também do ganho de área de 8,1%. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures