ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ruralistas questionam financiadores de ONGs

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/05/2010

2 MIN DE LEITURA

9
0
Fustigados pela campanha de ONGs ambientalistas contra o processo de reforma do Código Florestal Brasileiro, parlamentares da bancada ruralista passaram a adotar a mesma estratégia dessas organizações de questionar financiadores do setor agropecuário no país. Os ruralistas resolveram usar a tática de constranger empresas com relações próximas a ONGs ambientalistas.

O contra-ataque incluiu um pedido, na semana passada, para a suspensão de um protocolo firmado pelo Banco do Brasil com o WWF-Brasil no fim de março. Também foi aprovado relatório parcial de uma "mini CPI" da Comissão de Agricultura para investigar as relações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Greenpeace durante uma operação contra pecuaristas e frigoríficos no sul do Pará.

Antes, os ruralistas já tinham aprovado convites aos financiadores da ONG Fundação SOS Mata Atlântica para pressionar os ambientalistas a recuar em sua campanha "Exterminadores do Futuro", criada para brecar reformas no Código Florestal, em vigor desde 1965. Na lista, estão Bradesco, Volkswagen, Coca-Cola, Colgate-Palmolive e American Express. "Estamos tranquilos. Nossos programas estão mantidos e as empresas sabem o que nossa marca significa", diz o diretor da SOS, Mário Mantovani.

A ofensiva sobre o WWF-Brasil começou com a reunião de um grupo de deputados com dois diretores do BB para protestar contra os critérios que levaram à assinatura do compromisso com "uma ONG estrangeira" em detrimento de instituições públicas nacionais, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ONG desenvolverá, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas (ANA), programas de preservação de mananciais na agricultura e de reciclagem de lixo nas cidades.

A situação é considerada delicada no banco porque os ruralistas têm força, coesão e são parte da bancada governista. A solução encontrada pelo banco foi abrir o convênio a outros parceiros, locais e nacionais, inclusive a Embrapa, nas cinco regiões do país. Consultado pela reportagem, o WWF-Brasil afirmou não ter sido informado pelo BB sobre o caso, preferindo não dar declarações.

Na "mini CPI" instalada na Câmara, os ruralistas miram o Greenpeace. Querem saber se o Ibama e a ONG agiram para quebrar o sigilo de pecuaristas e do frigorífico Bertin, acusado de comprar gado de áreas desmatadas. Um relatório do Greenpeace, batizado "A farra do boi na Amazônia", teria servido de base para a atuação do Ibama no sul do Pará, apontam os ruralistas.

Em defesa do setor, os ruralistas afirmam que as ONGs, sobretudo aquelas com matriz no exterior, têm usado a estratégia de questionar empréstimos de bancos internacionais e agências de fomento com o objetivo de bloquear a expansão do agronegócio no país. Listam como exemplo a oposição de ONGs à concessão de crédito do IFC, braço de financiamento ao setor privado do Banco Mundial, a empreendimentos agrícolas e pecuários na Amazônia. Em 2004, as ONGs bloquearam um empréstimo de US$ 30 milhões ao Grupo André Maggi em razão da pressão liderada por WWF, Amigos da Terra e The Nature Conservancy (TNC).

Os ruralistas também reclamam de uma "pressão indevida" das ONGs para influenciar critérios de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a indústrias frigoríficas e usinas de etanol na Amazônia Legal. Em 2007, as ONGs fizeram forte pressão contra a participação acionária de R$ 1,46 bilhão da BNDESPar no grupo JBS, à época Friboi.

A matéria é de Mauro Zanatta, publicado no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/06/2010

Acho que está na hora de nós brasileiros, começarmos a exigir de países que estão nos precionando através das ONGs, por condições ambientais absurdas, reciprocidade. Deveremos não respeitar patentes destes países, para aqueles em que não tem as mesmas condições a nós impostas. Não deveremos respeitar patentes de paises de que tem bomba atômica, que tem desastre ecológico, que não tem APP de 30 metros dos corregos e riachos, de 100 metros dos rios caudalosos, não tenha 20% de reservas em suas propriedades rurais, enfim, quebraremos as patentes de todos os países do mundo. Voces acham que o Lula teria peito para isso? Claro que não.
MARCOS V. LENZI

SANTARÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/06/2010

Tá na hora de darmos um basta, ingleses, holandeses, americanos, travestidos de ecologistas, em Santarém/PA , coração da Amazonia temos mais de 100 ONGs todas com o discurso que a Amazonia é o pulmaõ do mundo, partindo deste principio o mundo inteiro manda aqui. Ficam manipulando dados, tudo o que uma ONGs diz no outro dia vira verdade mesmo não tendo nem uma base cientifica. Poxa temos mais de oitenta por cento do territorio amazonico preservado, isso é destruir. FORA GRINGOS O BRASIL É NOSSO.
FLÁVIO VALERIANO TEIXEIRA

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/05/2010

Apoio totalmente a atitude da bancada ruralista. Temos de alguma forma impedir que estas ONG´s que representam o interesse de multinacionais e países desenvolvidos continuem agindo no Brasil de forma escandalosa, e ainda, com o apoio do governo e com verbas que deveriam ser destinadas a instituições nacaionais como a EMBRAPA e Universidades pùblicas, que muitas vezes tem que ficar de pires na mão esperando esmola do governo para o financiamento de pesquisas sérias e de interesse nacional.
Sem contar que muitas dessas ONG´s fazem biopirataria sem que qualquer órgão do governo tome alguma atitude contra isso. O que tem sido roubado de nosso país por biopirataria é incalculável, principalmente, da região de mata atlântica e amazônica. Até quando isso vai continuar? Que a bancada ruralista pelo menos levante essa discussão...
Temos é que produzir alimentos seguros e de forma sustentável para o Brasil e para o mundo, mas de forma que o penalizado produtor rural brasileiro possa além de sobreviver, crescer dentro da atividade...
JOAO JACINTHO

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 25/05/2010

o Brasil, se encontra 90 por cento ilegal, se for aplicar as leis ambientais,isto prova a burrice dos legisladores, q nao entendem de alimentos , mas q saibam comer para viver, eu quero e formar fazendas , e encher de gado , .
MARCOS SALAZAR DE PAULA

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/05/2010

Enfim estamos aprendendo a revidar de forma mais objetiva e contundente!

Quanto à proposta de dialogar do Sr. José Rezende, me parece ingênua. Fizemos poucos avanços justamente por ficar esperando compreensão...
IRIA MARIA DAVANSE PIERONI

CUIABÁ - MATO GROSSO

EM 24/05/2010

A produção de alimentos (vegetal e animal) deve ser tida como de "interesse social", contudo e sobretudo, vê-se a interferência de terceiros que desconhecem o duro trabalho e as dificuldades encontrada no dia-a-dia para se conseguir produzir bons produtos alimentícios. Além dos juros altíssimos, há a lista do desmatadores, há as interferências internacionais através das ONGS que sequer conseguiram fazer a lição de casa a interferir na vida dos pequenos e médios produtos e, ainda, não podemos esquecer que depende-se do clima.
Ser produtor rural hoje, é uma luta diuturna e de enorme insegurança jurídica, face ao derespeito aos fundamentos e as garantias individuais, como o direito de propriedade e a desvalorização do "homem" em detrimento de um "falso" meio ambiente equlibrado, quando interesse maior é evitar que o Brasil desenvolva-se e torne-se uma potência econômica.
Os legisladores precisam acelerar a reforma do Código Florestal de sorte a garantir que os produtores e empreendedores, dentro de padrões razoáveis de segurança, mitigação e prevenção, possam continuar normalmente com as suas atividades e, não a viver de sobressaltos. Todo dia uma surpresa (desagradável).
ANTÔNIO CARLOS PIERONI

CUIABÁ - MATO GROSSO

EM 24/05/2010

É evidente, que tem que haver diálogo, porem as ONG´S o WWF e Greenpeace, agem de forma desleal, nos batidores, costurando acordos que influenciam, nas decisões das instituições financeiras, prejudicando de forma direta a vida dos produtores rurais, principalmente dos das regiões Centro-oeste e Nortes, que de uma hora pra outra não puderam mais fazer nem reformar seus financiamentos sem licença ambiental, o que não é exigido dos produtores de outras regiões, os frigorificos também não compram carne de uma lista fornecida pelo IBAMA de supostos desmatadores, mesmo antes de julgar ou analisar o processo, isto é ou não desleal?
RICARDO HOEFEL REZENDE

LONDRINA - PARANÁ

EM 24/05/2010

Quero deixar uma pergunta para se refletir:

As pessoas estão esquecendo de onde vem a produção de alimentos?

São os europeus, chineses e americanos que produzem alimento em abundância e a custo barato para suprir o mundo, e ainda por cima tem as suas coberturas vegetais intáctas e preservadas, realmente o produtor brasileiro é um vilão , pois as propriedades não possuem reservas. Algum cidadão já teve a simples curiosidade de passar os olhos em imagens de satélite e ver se o Brasil está tão assustadoramente devastado, como é falado aos quatro ventos? entrem no google earth e comparem as áreas abertas e preservadas... e ainda assim o cidadão brasileiro come com fartura....como falo sempre "o bonus aos ambientalistas e ao governo, o ônus ao produtor"
JOSÉ RICARDO SKOWRONEK REZENDE

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 24/05/2010

O embate entre ruralistas e ambientalistas tem sido muito duro. Agora os ruralistas começam a desenvolver estratégias, sob determinados aspectos, parecidas com as utilizadas por diversas ONGs. Mas o importante seria construir um diálogo entre ambos os lados. E muito pouco se avançou nesta direção.

Mas independente das posições ideológicas de cada lado precisamos rever com urgência o Código Florestal. Não podemos mais aceitar uma política protelatória que criou um verdadeiro caos jurídico ao longo das duas últimas décadas e que esta se constituindo em um entrave cada vez maior para uma das maiores atividades econômicas do pais.

Que cada lado esgote seus últimos argumentos de persuassão e as concessões que esta disposto a fazer em troca de um acordo. Mas que cada lado saiba que ao final de um prazo determinado o tema, com ou sem acordo, será submetido ao congresso e decidido.


Att,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures