ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rótulos de embalagens de café em MG devem informar espécie e impureza

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/04/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
O café comercializado no Estado de Minas Gerais deverá trazer a informação, obrigatoriamente, nos rótulos de suas embalagens das espécies vegetais que compõem o produto e também o grau de impurezas. É o que determina o PL (Projeto de Lei) 4.703/13, do deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB), que recebeu parecer favorável da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), na quarta-feira. O projeto tramita em 1º turno e o relator, deputado Rômulo Veneroso (PV), indicou a aprovação da matéria com as emendas números 1 e 2 da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A matéria, agora, está pronta para o 1º turno no plenário.

De acordo com a CCJ, já existe, no Estado, a Lei 14.580, de 2003, que disciplina quais informações (sobre a origem e a qualidade do café) devem constar no rótulo das embalagens do produto. A proposição apresentada, no entanto, amplia o rol dessas informações, complementando a norma existente. Assim, propõe, em sua emenda nº 1, que o conteúdo da lei seja inserido no atual projeto. A emenda nº 2, por sua vez, sugere a revogação da lei mencionada, uma vez que seus dispositivos já se encontrariam disciplinados pela proposição em análise.

Emendas - A emenda nº 1 determina, em seu artigo 1º, que o rótulo do café torrado, moído e embalado por estabelecimento localizado no Estado conterá, sem prejuízo das exigências previstas na legislação federal, informações sobre: I - a espécie do café, ou, em caso de mistura, o percentual de cada espécie vegetal na composição final do produto; II - a classificação quanto à bebida; III - o ponto de torra; IV - a acidez; V - o aroma; VI - o sabor; VII - a percentagem de grãos pretos, verdes e ardidos da espécie Coffea arabica - PVA. A emenda nº 2 acrescenta ao projeto o artigo 5º, que revoga a Lei nº 14.580, de 2003.

Qualidade

Em sua justificativa, o autor da matéria alega que o Estado de Minas Gerais é conhecido em todo o mundo pela qualidade de seu café, especialmente o café arábica, considerado fino e gourmet. Entretanto, muitas vezes, o café cultivado em Minas é misturado a grãos de outras espécies vegetais. Daí a importância de fazer constar nas embalagens a quantidade de café robusta ou conillon e os índices de impurezas, como palha de café, cereais - soja e milho - e o PVA. A medida, segundo o deputado, trará novo conceito ao café mineiro e contribuirá para a valorização do produto, aumentando a competitividade no mercado e abrindo possibilidade de ser vendido em todas as partes do mundo.

O texto argumenta ainda que o projeto, se aprovado, propiciará o fortalecimento da identidade do café mineiro como referência de qualidade e moralização do mercado, reduzindo as possibilidades de manipulação do consumidor, que passaria a ter assegurada a opção de escolha. Além disso, beneficiaria cerca de 320 mil cafeicultores, dotando o Estado de instrumento legal para implementar uma cultura de consumo mais consciente e de maior qualidade.

O PL determina ainda que o produto comercializado no Estado com o nome de café somente poderá ser produzido a partir de grãos de espécies vegetais do gênero Coffea. No caso de se utilizarem grãos de plantas híbridas de diferentes espécies do gênero Coffea, deverá ser especificado o respectivo percentual. Essas disposições aplicam-se aos cafés torrado em grão, torrado moído e solúvel e a todas as demais formas em que for destinado ao consumo humano, puro ou em mistura com outros produtos alimentícios. O descumprimento do disposto sujeitaria o infrator às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pelo CaféPoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures