ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rondônia: Secretário que reativar Câmara Setorial do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/01/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
Durante reunião realizada na segunda-feira (21/01), na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), estabeleceu-se uma parceria técnica para reativar a Câmara Setorial do Café em Rondônia. O encontro contou com o deputado Nilton Capixaba, o superintendente Federal de Agricultura de Agricultura, no Estado, José Valterlins e o secretário Evandro Padovani.

Para o deputado Nilton Capixaba, esse é o primeiro passo para o Estado conseguir uma vaga no Conselho Nacional do Café, melhorando as condições de financiamentos para estocagem, plantio e melhorias nas lavouras. O superintendente Federal de Agricultura, José Valterlins, lembrou que as novas tecnologias e cafezais clonados farão com que a produção passe das 100 sacas por hectare de lavouras cultivadas no Estado.

Durante a reunião, ficou estabelecido que, ainda no mês de fevereiro, o secretário de Agricultura Evandro Padovani estará reunindo os cafeicultores do município de Cacoal para discutir, além da reativação da Câmara Setorial do Café no Estado, a certificação deste produto para agregar mais valor na hora da comercialização. Evandro Padovani assegurou que o governador Confúcio Moura está apoiando a revitalização dos cafezais em Rondônia.

Além dos produtores de café de Cacoal e região, serão convidados os deputados Valdivino Tucura, Glaucione Rodrigues, Marcelino Tenório, Kaká Mendonça e outras autoridades, entre elas, o diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Edilson Martins.

Conilon BRS – O objetivo do encontro em Cacoal será o de apresentar aos cafeicultores e autoridades ligadas ao setor produtivo, a cultivar do Conilon BRS Ouro Preto, desenvolvido pela Embrapa-RO, uma clonal composta de 15 ciclos de maturação intermediária, tolerantes aos principais estresses climáticos observados nos polos de cafeicultura em Rondônia. A Nova cultivar é indicada para o cultivo em sequeiro ou com irrigação.

Assim, com manejo adequado, ela (nova cultivar) apresenta potencial de produtividade de 70 sacas beneficiadas por hectare, em lavouras de sequeiro. Possui grãos com maior uniformidade de maturação. Apresenta rendimento no beneficiamento acima de 52%. O Conilon BRS Ouro Preto tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social de mais de 40 mil pequenas e médias propriedades rurais cafeicultoras no Estado.

As informações são do Governo de Rondônia, adaptadas pelo CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LIDIA ATSUMI SEKIGAMI

CACOAL - RONDÔNIA

EM 24/01/2013

Interessante saber que o Governo do Estado de Rondônia está dando atenção aos produtores rurais, buscando incentivos, apoio e novas tecnologias para o setor. O estado de Rondônia tem muito potencial, e acredito ser esse o caminho para o melhor desenvolvimento de todos!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures