ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RO: Seagri intensifica investimentos para o café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/08/2010

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Programa de Condução do Café para o Estado de Rondônia tem sido um dos maiores incrementos para recuperação de lavoura e resgate à cultura do café local. Criado em 2005, para incentivar a recuperação em área que já produziam café, ainda hoje o Programa continua sendo levado aos agricultores familiares, através de palestras de orientação sobre colheita, armazenagem e comercialização.

Com a finalidade de promover a melhoria da qualidade do grão e aumentar a sua produtividade o Programa que foi denominado de Tecnificação da Cafeicultura, tem sido um dos melhores incentivo ao aumento da produtividade da lavoura. Esse incentivo tem proporcionado ao café manter-se entre as principais culturas de desenvolvimento econômico do Estado.

O Brasil ainda é o maior produtor mundial de café e Rondônia está entre os seis maiores produtores do País.

Através da Secretaria de Estado da Agricultura, pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) o governo distribuiu mais de nove mil quilos de sementes de qualidade superior em produtividade e capacita técnicos e agricultores no manejo adequado para a região.

Visando aumento da produtividade, com qualidade no grão, a Seagri implantou unidades demonstrativas de sistema de condução de cafeeiro, em 26 municípios. "Foram implantadas 90 unidades demonstrativas com trabalho de três tratamentos: o primeiro com todas as práticas necessárias de correção de solo, poda e adubação, a segunda área mantendo a condução normal do agricultor, mas implantando a pratica de poda; e a terceira, sem nenhum manejo diferenciado, apenas o manejo usual do agricultor", explica o técnico da Seagri, Milton Messias dos Santos.

A prática tem mostrado uma eficiência muito grande quando se adota as orientações técnicas necessárias. Somente com a poda o resultado já é visível. Milton conta que na região de Nova Brasilândia do Oeste, Alta Floresta do Oeste, Ministro Andreazza e Cacoal, onde há maior concentração de café, 60% dos agricultores já aderiram à prática orientada pelos técnicos e, com isso estão obtendo lucros, mas muitos agricultores ainda têm certa relutância em aderi-las.

Em 2010, segundos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em abril deste ano, a segunda previsão para a safra de café no Estado de Rondônia indica uma produção de 2.192.000 sacas de sessenta quilos (resultado 41,7% superior à produção obtida na safra 2009), o que indica uma produtividade média de 14, 20 sacas por hectare.

A cultura do café em Rondônia apresenta ainda, resultados muito interessantes. Mesmo tendo reduzido a área plantada, que em 2006 era de 162.328 ha e hoje é de 154.335 ha (Conab/2010), a produção que na época era de 88.636 toneladas vem subindo e prevê-se para este ano uma produção de 131.520 toneladas de grão (Conab/2010).

Qualidade e comercialização

Outra atividade que vem sendo levada aos agricultores são os cuidados que se devem tomar pós-colheita. Segundo o técnico da Emater, Benedito Alves, especialista em comercialização de café, além de adotar as práticas de melhoria da qualidade, o produtor pode aumentar a sua rentabilidade classificando o grão por tipo. A classificação seleciona melhor o produto e o produtor ganha na comercialização.

A produção cafeeira de Rondônia tem atraído olhares de exportadores e a classificação é, sem dúvidas, uma fase muito importante no processo da comercialização do produto, mas para isso é preciso que o agricultor saiba como avaliar seu produto.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Francisco Evaldo de Lima, ações como essa tem trazido de volta ao agricultor a credibilidade na cultura do café. Ele diz ainda que a Seagri tem políticas públicas voltadas exclusivamente para atender os cafeicultores e que, por causa dessas políticas foi instituído o Programa de Incentivo à Industrialização do Café em Rondônia (Procafé) e criado o Fundo de Apoio à Cultura do Café (Funcafé), ambos através da Lei 2030 de 10 de março de 2009.

"Este ano ultrapassaremos a produção de dois milhões de sacas de café, superando a produção dos últimos dez anos, o que nos dá suporte para continuarmos acreditando no café de Rondônia.", finaliza o secretário.

As informações são do Portal Rondonotícias, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures