ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Restrição dos períodos de chuva dificulta a expansão da irrigação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O coordenador geral de desenvolvimento de instrumentos de política de irrigação do Departamento de Política de irrigação do Ministério da Integração Nacional (MIN), Cristiano Egnaldo Zinato disse, em palestra realizada durante a Fenicafé, que uma das maiores dificuldades hoje para a expansão das áreas das culturas irrigadas no Brasil é a restrição dos períodos de chuva. "Além disso, a concorrência pela água é muito acirrada. A lei prioriza o consumo humano e animal. Não estamos entre os setores privilegiados. Pelo contrário. Somos um dos mais frágeis, pois consumimos grandes quantidades de água em períodos de escassez", apontou.

O novo Código Florestal aprovado em 2012 abriu a possibilidade de projetos de irrigação serem considerados como de utilidade social. "Mas é raro ouvirmos falar de emissão de licença ambiental para construção de reservatório de água destinado à irrigação. É importante vocês, produtores rurais e cafeicultores, se organizarem para pedir a alteração de um decreto que considera a construção de barragens para irrigação como de pouca utilidade social. As grandes companhias energéticas, por exemplo, são muito bem organizadas e têm grande influência na tomada de decisões", salientou Zinato.

A construção de qualquer reservatório provoca impactos ambientais negativos. "Mas, a natureza é sábia. Ela sabe se adequar, e podem ser adotadas medidas de compensação que mitigam os impactos. Por que as construções de rodovias, por exemplo, que provocam impactos ambientais irreversíveis, obtêm as licenças ambientais, e raramente são liberadas construções de reservatórios para irrigação?", questionou.

É necessária a organização dos produtores rurais no sentido de buscarem a implementação de incentivos fiscais para a irrigação. Vários setores têm sido desonerados, e a irrigação poderia ser mais um deles. Os equipamentos para os irrigantes, por exemplo, poderiam contar com benefícios fiscais, isenção de impostos. "Mas vocês têm que ir lá e pedir. Vocês que fazem a política. Não é só pelo voto que conseguimos as coisas não", comentou.

Benefícios da Irrigação

O palestrante citou outros benefícios da agricultura irrigada para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Entre eles, destacam-se:

- redução do aquecimento global, pois diversas culturas sequestram gás carbônico
- gera mais empregos contínuos em comparação às culturas de sequeiro
- grande ganho social para o trabalhador rural, que estaria empregado de forma integral, e não mais de forma sazonal
- e, por fim, favorece a extensão rural, pois exige uma mão-de-obra mais qualificada que aquela que trabalha nas culturas de sequeiro.

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa Café, Prefeitura e Câmara Municipal de Araguari.

As informações são da Agência Safras
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures