ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Renegociação da dívida dos cafeicultores é discutida em audiência na Câmara dos Deputados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/03/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
As propostas de renegociação da dívida do setor cafeeiro que serão levadas ao Ministério da Fazenda foram debatidas nesta quarta-feira (14/03) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Cerca de 70 pessoas entre parlamentares e representantes do setor cafeeiro estavam presentes.

A reunião foi convocada pela Frente Parlamentar do Café, e motivada por encontro, no dia 8 de março, dos presidentes do Conselho Nacional do Café (CNC), Maurício Miarelli, da Comissão Nacional do Café da Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, e equipe, com o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, para tratar do endividamento do setor.

O presidente da Frente, deputado Carlos Melles (PFL-MG) ressaltou a crise contínua da cafeicultura brasileira que persiste há pelo menos 12 anos gerando impactos negativos não só para os cafeicultores, como para os cerca de 2 mil municípios brasileiros que têm na atividade a base de sua sustentação.

O presidente do CNC, Maurício Miarelli, destacou as dificuldades de obtenção de renda enfrentadas pelo setor desde a década de 90. "O produtor ganhou em produtividade, mas transferiu estes ganhos para o consumidor", disse ao lembrar da importância sócio-econômica da atividade. "O café será a única atividade da agricultura com grande demanda por mão-de-obra, e as regiões com maior importância social são justamente as que mais enfrentam dificuldades", afirmou.

O presidente da Comissão Nacional do Café da (CNA), Breno Mesquita, disse que as lideranças da cafeicultura estão trabalhando, atualmente, "como bombeiros" para enfrentar o problema cambial. Segundo ele, o ponto de equilíbrio do câmbio seria da ordem de R$ 2,95, ou seja, um real muito menos valorizado que os R$ 2,05 do câmbio atual. "Os produtores não estão conseguindo pagar os juros. Tecnicamente podemos provar as dificuldades da cafeicultura. Estamos procurando o apoio político para sustentar nossa proposta", declarou.

Após a abertura dos trabalhos, vários parlamentares manifestaram apoio ao pleito dos cafeicultores e se mostraram sensíveis à importância econômica do café para o país. O diretor-executivo do CNC, deputado Silas Brasileiro, lembrou que desde a extinção do IBC há uma lacuna na política cafeeira do Brasil. "A falta de renda dos produtores comprometeu tanto o setor que hoje eles não conseguem pagar as parcelas dos juros de 5,75%. É uma dificuldade permanente", disse.

O deputado Marcos Montes (PFL-MG) que presidiu a reunião, disse que a Comissão de Agricultura irá encaminhar todos os pleitos discutidos pelo setor no encontro e que irá propor a criação de uma subcomissão de endividamento, a ser presidida pelo Deputado Luiz Carlos Heinze.

Manifestaram-se sobre a questão os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Valdir Raupp (PMDB-RO) e dos deputados Zonta (PP-SC), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Paulo Piau (PMDB-MG), Geraldo Thadeu (PPS-MG), Jorginho Maluly (PFL-SP), João Magalhães (PMDB-MG) e Moacir Micheletto (PMDB-PR).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures