ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Relatório da Embrapa analisa dados agropecuários de Rondônia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/05/2022

5 MIN DE LEITURA

0
0

A 7ª edição do Informativo Agropecuário de Rondônia (Abril 2022), publicação periódica da Embrapa Rondônia, destaca que o Brasil irá colher a maior safra de grãos, com produção estimada de 265,7 milhões de toneladas, em uma área plantada de 72,7 milhões de hectares, com destaque para a cafeicultura. 

A publicação apresenta dados sobre a produção de grãos, café, mandioca e banana, com o acompanhamento da produção, produtividade e dos preços destes produtos no estado de Rondônia e análises do comportamento do setor. Os dados são obtidos de fontes secundárias, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Emater-RO, entre outros. Isto possibilita ao leitor se aprofundar no assunto, consultando diretamente essas fontes citadas.

Conforme o sexto levantamento da safra de grãos 2022/2023, realizado pela Conab, a produção nacional de grãos está estimada em 265,7 milhões de toneladas, em 72,7 milhões de hectares, com a incorporação de três milhões de hectares em comparação à safra anterior, devido, sobretudo, ao aumento da área cultivada com soja e milho. Em Rondônia, a produção de grãos na safra 2022/2023 está estimada em 2,4 milhões de toneladas, 5,8% menor do que a da safra anterior. A área plantada deverá decrescer 2,0%, alcançando 644,3 mil hectares, com redução também de 3,9% da produtividade, que está estimada em 3.800 kg por hectare, 3,9% superior à produtividade média do país.

Em relação ao café, a Conab divulgou, em janeiro de 2022, o primeiro levantamento da safra de café para 2022. A estimativa é de 55,7 milhões de sacas de 60 kg para a safra brasileira, 16,8% superior à obtida em 2021. A área destinada a essa produção é de 1,82 milhão de hectares, representando aumento de 0,6% em relação à safra passada. Em Rondônia, a estimativa é de uma produção de quase 2,5 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado, com aumento de 9,9% sobre o volume produzido na safra 2021, com acréscimo de 6,6% de produtividade, passará de 35,6 para 38 sacas de 60 kg por hectare.

Já a mandioca, a produção estimada na safra 2022 é de 439,1 mil toneladas, 3,1% maior da que foi obtida na safra de 2021, sendo que a área colhida deve crescer 9,9%, com queda de 6,1% da produtividade. Porto Velho destacou-se como principal município produtor de mandioca do estado em 2020, respondendo por cerca de 30% da produção. Jaru e Machadinho d’Oeste vieram a seguir, com 6% e 5,5% de participação, respectivamente.

A produção de banana deve apresentar pequena retração na safra 2022 em relação à de 2021, com estimativa de colher 93,7 mil toneladas. Segundo dados da Conab, embora a área colhida tenha crescido 14,8%, a produtividade decresceu 13,9%, contribuindo para a diminuição da quantidade produzida.

Conforme informações da pesquisa trimestral de abate de animais do IBGE, em 2021 foram abatidos no estado cerca de 1,9 milhão de cabeças de bovinos, 13,6% menor do que o ano anterior, que foi de 2,2 milhões de cabeças. O peso total das carcaças dos animais abatidos em 2021 foi de 504,5 mil toneladas. Quanto à suinocultura, em 2021, o abate foi de 2.443 animais, com peso de carcaça de 131,6 toneladas. Com relação à produção aquícola, o estado produziu, em 2021, 59,6 mil toneladas de peixes de diversas espécies, 9% a menos do que em 2020, quando a produção alcançou 65,5 mil toneladas.

Preços de produtos agrícolas 

Os produtos agrícolas considerados para a análise de preços médios pagos aos produtores foram: arroz, feijão, milho, soja, café, mandioca de mesa e farinha de mandioca. Destes sete produtos, cinco (arroz, milho, soja, café e farinha de mandioca) apresentaram variação de preços positiva, enquanto os outros dois (feijão, e mandioca de mesa) oscilaram negativamente.

O café foi o produto que apresentou a maior variação de preços no período analisado, de 38,7%, seguido da soja (35,2%) e do milho (32,1%). Quanto à soja e ao milho, incremento nas exportações, associado com a valorização do dólar frente ao real, contribuíram para o aumento das cotações dessas commodities.

A elevação dos custos de produção, em razão do forte aumento dos preços dos fertilizantes, pode contribuir ainda mais para a alta dos preços para o consumidor final que, no acumulado de 12 meses, até fevereiro, viu os preços do café moído subirem 61,19%, conforme dados do IBGE. Para os demais produtos (arroz, feijão, mandioca de mesa e farinha de mandioca), a tendência é de estabilidade dos preços.

Não foi identificada explicação lógica para a queda do preço do feijão pago ao produtor em Rondônia, visto que, no mercado nacional, os preços do produto subiram cerca de 70% em um ano. Isso ocorre, provavelmente, em virtude da pequena produção do estado quando comparada com outros estados produtores, não influenciando na formação de estoques e de preços. Além disso, boa parte da produção destina-se à subsistência dos produtores, com baixo excedente para comercialização.

Com relação à mandioca de mesa, oscilações na demanda podem explicar a redução de preços em 2021, quando comparados com o mesmo período de 2020. Quanto ao milho e à soja a tendência é que os preços continuem pressionados, em virtude da redução da expectativa de produção no Sul do país e parte do MS, devido à seca que atinge essas regiões, e do aumento dos custos com fertilizantes, podendo inclusive reduzir a área plantada na próxima safra com essas culturas.

Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP)

O VBP de Rondônia, calculado para 2022, está estimado em 20,9 bilhões de reais, resultando 3,1% maior do que o obtido em 2021. Os produtos agrícolas com melhor desempenho são a mandioca, o café e a soja. Já o arroz apresenta redução de 4,7% do VBP. As pecuárias bovinas, tanto de leite quanto de corte, têm sua estimativa reduzida em relação a 2021, com decréscimo de 10,2% e 2,2%, respectivamente. O VBP dos cinco principais produtos (bovinos, soja, café, milho e leite) responde por 94,2% do valor total, com destaque para o valor dos bovinos, que deve representar 50,9% do VBP rondoniense em 2022.

Fertilizantes

Em 2021, foram entregues ao mercado brasileiro 45,9 milhões de toneladas de fertilizantes, 13% a mais do que o entregue em 2020. Desse total, 85,5% foram importados de outros países, notadamente Rússia e China. Considerando as entregas por culturas, soja, milho e cana-de-açúcar responderam por 73,2% de todo o adubo entregue em 2020. As entregas de fertilizantes para Rondônia em 2020 totalizaram 205 mil toneladas, 8,7% a mais do que em 2019.

Tem sido motivo de preocupação para o país e para o mundo em geral, a forte aceleração dos preços dos fertilizantes, pressionando os custos de produção de diversas culturas, principalmente as que demandam maior uso desses produtos. Segundo especialistas, questões climáticas, a exemplo de furacões; econômicas, como os preços da energia, que impacta a matriz de produção; e, políticas, como as sanções, que repercutem no comércio entre as nações de diversas formas, causaram rupturas que redundaram na elevação dos preços dos fertilizantes no mundo. A guerra entre a Rússia e Ucrânia pode agravar ainda mais essa situação, haja vista a primeira ser importante produtora e exportadora mundial de fertilizantes.

O Informativo Agropecuário de Rondônia no. 7 – abril/2022, está disponível para acesso gratuito no portal da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures