ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Regiões produtoras brasileiras encantam o público na Europa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Onze regiões brasileiras produtoras de café com Indicação Geográfica, incluindo a Região do Cerrado Mineiro (RCM), em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), marcaram presença na World of Coffee 2023, realizada de 22 a 24 de junho em Atenas, na Grécia.

O evento contou com a participação de mais de 300 expositores dos principais países produtores e consumidores, especialmente da Europa, além de especialistas, torrefações, exportadores, importadores e representantes do setor de máquinas e equipamentos para café.

Promovida anualmente pela Specialty Coffee Association, a feira contou com uma programação que inclui palestras, competições e degustações, proporcionando uma troca de conhecimentos, networking e exposição dos melhores cafés.

Os visitantes do estande da BSCA tiveram a oportunidade de conferir uma exposição sensorial dos cafés das regiões com Indicação Geográfica, que chamou a atenção do público. As amostras foram apresentadas em taças, decoradas com frutas, chocolate, entre pontos elementos que representam e ressaltaram as notas sensoriais únicas dos grãos de cada região. 

O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Glaucio de Castro, esteve presente na World of Coffee 2023 e destacou a importância da participação das regiões brasileiras produtoras de café com Indicação Geográfica em um dos maiores eventos da cafeicultura mundial. Ele ressaltou o sucesso do trabalho da barista Paula Dulgheroff, que apresentou cafés de 11 das 12 regiões brasileiras com IGs aos visitantes do estande da BSCA, incluindo a Região do Cerrado Mineiro. 

“Esses cafés possuem alto potencial e qualidade. A presença das 11 regiões proporcionou uma verdadeira experiência sensorial, demonstrando a diversidade dos cafés produzidos no Brasil. Isso contribui para aumentar a visibilidade do café brasileiro no mercado internacional”, pontua Glaucio.

Café brasileiro na vanguarda

Para Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, apresentar as diversas regiões produtoras de cafés especiais no Brasil, entre elas a do Cerrado Mineiro, com o diferencial de rastreabilidade que uma Denominação de Origem (DO) oferece, foi muito importante, uma vez que o café especial produzido com qualidade e rastreabilidade seguramente posiciona o Brasil como a origem mais preparada para atender as novas demandas do consumidor europeu.

Segundo Cecília Nakao, diretora-presidente da Associação de Produtores de Cafés Especiais (APEC), gestora da Denominação de Origem Caparaó, a ação inédita de apresentar cafés de 11 regiões com Indicação Geográfica foi muito positiva. “Em um dos eventos mais importantes da Europa conseguimos comunicar a existência de Origens Controladas no Brasil, com diferentes características territoriais e também de terroir”, avalia Cecília.

Para Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a ação em parceria com a BSCA teve grande êxito pela complementariedade dos objetivos em torno da origem, qualidade e sustentabilidade, como também pelo empenho de todas as regiões que enviaram seus cafés e ainda algumas que enviaram representantes para o evento. “Destaque ainda para nosso parceiro Sebrae, que colaborou no desenvolvimento de um livreto com informações das 13 IGs de café do Brasil”. 

Brasil é destaque também nos Campeonatos Mundiais!

O evento também foi palco dos Campeonatos Mundiais de Barista, Brewers (filtrado) e Cup Tasters (prova de cafés). Com resultados históricos, o brasileiro Boram Um levou o primeiro lugar no Mundial de Barista, enquanto que seu irmão, Garam Um, conquistou a terceira colocação no Mundial de Brewers. O mineiro José Augusto Naves figurou entre os 30 melhores na categoria de provadores.


Garam e Boram Um, terceiro lugar no Mundial de Brewers e primeiro no Mundial de Barista, respectivamente

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures