ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Região do Caparaó lança oficialmente Selo de Denominação de Origem para cafés especiais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/12/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Na tarde de sábado (17), a Associação de Produtores de Cafés Especiais (Apec), em parceria com o Sebrae ES e Sicoob Credisudeste, além da coordenação técnica do Incaper e Ifes, lançou oficialmente o Selo de Denominação de Origem (DO) do Caparaó para os cafés especiais da região que carregam o slogan “Beba um Caparaó”. Os produtores dos primeiros cafés selados receberam os certificados que dão o direito ao uso do selo em suas sacas de café, trazendo toda a informação da origem do produto.


Foto: Marcos Freire

A presidente da Apec, a cafeicultora Cecília Nakao, lembrou que, para chegar até o lançamento do selo, foram quase nove anos de muito trabalho que começou no primeiro semestre de 2014, com um diagnóstico organizado pelo Sebrae/ES. “Começamos com 15 municípios, sendo nove do Espírito Santo e outros seis de Minas Gerais, e depois São José do Calçado entrou, totalizando 16 municípios”, recordou.

Para fazer o pedido de reconhecimento para ter o selo, o produtor precisa seguir o que está no Caderno de Especificações Técnicas e ser aprovado em assembleia da Apec. A pontuação mínima do café é de 80 pontos, conforme a escala de classificação estipulada no mercado. E, além do lançamento do selo, no evento, também foi apresentada a aplicação do projeto de Branding da Denominação de Origem, realizado pela parceria da Apec, Sebrae/ES e Sicoob Credisul.

O cafeicultor Afonso Donizete Abreu Lacerda, de Dores do Rio Preto, campeão do concurso Coffee of The Year em 2016 e 2018, recordou que a região do Caparaó era conhecida como lugar de café ruim, mas isso mudou com muito trabalho. “Isso mudou. Começando devagar com um grupo de produtores, para depois começarem a chegar os títulos. Mas, para isso, é preciso trabalhar, fazer o produto para poder vender, porque não tem como vender o que você não tem, ou seja, tem que produzir primeiro para apresentar seu produto e ganhar a confiança do comprador”, ressaltou.


Foto: Marcos Freire

O representante do Ifes de Alegre, João Batista Pavesi, e o chefe do Incaper de Guaçuí, Maxwell Souza, anunciaram a entrega dos Selos de Denominação de Origem. Os dois órgãos foram responsáveis pelas questões técnicas do trabalho. Eles fizeram uma entrega simbólica para o cafeicultor Zé do Amaral, da comunidade de Fátima, de Espera Feliz (MG), e também com convívio em Pedra Menina, em Dores do Rio Preto (ES), destacando que o selo traz um QR Code pelo qual o comprador consegue acessar e rastrear as informações sobre a origem do café, onde e por quem é produzido. “Então, isso vai além da pontuação do produto, porque conta a história e mostra a integração de dois estados”, afirmou Maxwell Souza.

Zé do Amaral, que teve o primeiro café selado, agradeceu a oportunidade e destacou a importância da união da região. “O café fez isso tudo acontecer e temos que estar unidos, partilhar o conhecimento, para a região se tornar cada vez mais forte e conhecida”, afirmou. Segundo informações dos organizadores, haverá um leilão virtual dos cafés que receberam o selo.

O secretário de estado do Meio Ambiente, Fabrício Machado, que é de Guaçuí, estava presente e declarou seu entusiasmo com o que foi conseguido pela região do Caparaó, que vai ser projetada para o mundo. Ele recordou da visita de uma comitiva dos Estados Unidos que esteve na região, recentemente. “Eles vieram conhecer as belezas naturais e saíram com ótima impressão do café”, contou, revelando uma nova possível fonte de renda para o setor. “A regulamentação do crédito de carbono pode ser uma nova fonte de renda, já que as lavouras sequestram uma quantidade significativa de carbono”, ressaltou.

Também houve um momento de emoção quando a presidente da Apec, Cecília Nakao, falou sobre a concretização do sonho do selo, deixando emocionados o gerente da Região Serrana do Sebrae/ES, Ivair Segheto, e o gerente de Negócios do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor. Ainda estavam presentes o prefeito de Guaçuí, Marcos Jauhar, prefeito de Alegre, Nirrô Emerick, o deputado estadual Luciano Machado, o vice-prefeito de Guaçuí, Licinho, o deputado estadual eleito, Coronel Weliton, e o presidente da Associação Comercial, Agronegócio, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg), Elias Carvalho Soares, entre outros.

As informações são do Portal Aqui Notícias.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures