ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rainforest Alliance: Peru produz mais cafés especiais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/02/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Organização Não Governamental (ONG), Rainforest Alliance (RFA) destacou o crescimento significativo do cultivo de cafes especiais no Peru, que tem ocorrido apesar da redução da produção cafeeira de mais de 320 mil sacas ocorridas durante os últimos três anos. "De fato, 30% da produção total do Peru conta com algum tipo de certificação", disse a RFA.

A ONG ressaltou o fato de, no caso dos cafés especiais, a Colômbia considerar o Peru como um competidor em um mercado que conta com programas de certificação organizados por cooperativas de produtores e associações, como é o caso da Junta Nacional de Café, que também tem um papel importante no fortalecimento das organizações cafeeiras.

Por outro lado, a RFA se refere à conservação da biodiversidade no Peru. A ONG disse que o país é interessante pela porcentagem de bosque ao redor dos cafezais certificados. Destaca, por exemplo, o caso da Central de Cooperativas Agrárias Cafeeiras (COCLA), onde os produtores têm 48% da área total da fazenda com bosques protegidos e 26% com cultivo de café.

"O café peruano com certificação da Rainforest Alliance é de qualidade similar em todas as regiões como ratificam compradores como Taloca e D.R. Wakefield". A ONG disse que o Peru é o segundo exportador de café certificado pela RFA para a companhia Kraft Foods (o primeiro é o Brasil e o terceiro, a Colômbia), assim como para a Tchivo (Alemanha) e é o principal exportador para a varejista britânica, D.R. Wakefield.

Cerca de 94% do café produzido no Peru é exportado e 6% é consumido localmente. Em 2008, do total exportado (3,872 milhões de sacas), 64% foram comercializados na Europa e 28% nos Estados Unidos e Canadá.

Para a RFA, o aumento da produção cafeeira do Peru ocorre pelo café do país ter sido promovido como cultivo alternativo para as zonas que antes eram dedicadas à produção de folha de coca, como San Martín, onde o cultivo de coca caiu de 35 mil a 300 hectares, enquanto cresciam as áreas com café para exportação.

A reportagem é do Inforegion.pe, traduzida e adaptada pela equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures