ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quem ganha com a homogeneização e a certificação dos padrões de qualidade?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A certificação dos produtos agrícolas é uma das mais importantes tendências da agricultura mundial.

Em especial, destacam-se aquelas que estabelecem normas de boas práticas de produção em seus diferentes aspectos -ambiental, social e de qualidade.

Inicialmente, a adoção da certificação, além do argumento da defesa de uma produção segura e sustentável, se transformou em uma panaceia para a problemática de como incrementar a renda dos cafeicultores, todos localizados em países abaixo do Equador.

Bastava ter em mãos o certificado que já estaria garantido um novo padrão de remuneração, dada a diferenciação do produto reconhecida pelos consumidores em relação aos demais.

Anos depois, percebeu-se que a adoção disseminada da certificação joga na vala comum os produtores, ao padronizar os atributos presentes nas suas regras.

A certificação deixava então de ser um diferencial para se tornar um parâmetro mínimo a ser computado na sobrevivência dos produtores. Resultado não muito animador. Afinal, a certificação tende a ser onerosa.

Logo após tal constatação, surgiu um novo argumento difundido pelos seus protagonistas. Os ganhos com a certificação não são derivados dos incrementos de preços, mas pelo fato de que a obediência a suas regras se reverte em práticas que reduzem os custos de produção.

No entanto, pouco tempo foi preciso para se constatar que, da mesma forma que no argumento anterior, a redução de custos leva a ganhos efêmeros, tão logo se torna disseminada entre os produtores.

Embora não se questione que a certificação possibilite ganhos em termos de informação para a sociedade, assim como melhor uso dos recursos naturais e humanos, o principal componente da estratégia é a homogeneização dos padrões de produção.

Sendo assim, não se poderia esperar agregação de renda para os produtores. A esses são impostas normas que os transformam em fast food da agricultura, no sentido de que não é preciso investigar as condições em que a produção ocorre.

O comprador, ao adquirir um produto certificado, não será questionado se está comercializando um produto comprado de produtores que não estão de acordo com padrões de sustentabilidade.

Enquanto a certificação diminui custos de transação, o produtor se transforma em um quase prestador de serviço aos compradores, perdendo, com a padronização, a sua identidade.

Essa dinâmica pode explicar por que as certificações de origem e territoriais, diferentemente das primeiras, são difíceis de serem implementadas e reconhecidas pelos compradores dos países desenvolvidos.

Isso porque elas garantiriam a identidade do produtor e o "direito" a uma renda extraordinária. Mas tudo indica que os compradores preferem adquirir produtos fast food da agricultura.

O artigo é de Sylvia Saes, especialmente para o jornal Folha de S.Paulo.

Sylvia Saes é professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, coordenadora do Cors e colaboradora do CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures