ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade de bebida tem a ver com produtividade e variedade?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
O leitor do CaféPoint David Tassara, produtor de café, enviou um comentário ao artigo "Colhe-se o que foi plantado; bebe-se o que foi colhido", questionando se há uma classificação de bebidas das variedades atuais, cruzando com as produtividades esperadas.

Ensei Uejo Neto, especialista em Cafés Especiais, consultor em qualidade e marketing, planejamento estratégico e desenvolvimento de produtos e novos mercados, respondeu ao leitor. Confira!

"Prezado David,

Alguns estudos, incluindo-se teses de Mestrado e Doutorado, tiveram por base verificar a avaliação sensorial de cafés, variedades e produtividades, principalmente nos últimos 10 anos, quando a preocupação com a qualidade sensorial se tornou mais corriqueira ante a simples capacidade produtiva ou de resistência a pragas ou doenças das variedades disponíveis. O fato mais notável é o de que dependendo da localidade onde os experimentos foram realizados, não se chegou a resultados conclusivos sobre esse tipo de correlação.

Na verdade, o que temos observado é o fato de que, dada a extensa faixa de latitude na qual está o Cinturão de Cafés do Brasil, uma determinada variedade apresenta comportamentos bastante distintos e às vezes distantes do esperado se seguirmos uma lógica, digamos, cartesiana. Produtividade tem ligação com o vigor da planta, resultado de um grande cuidado nutricional. Há um pensamento, no entanto, de que plantas com grande carga tem frutos com sabores no máximo medianos. Resultados em concursos de nível internacional demonstram que alguns dos lotes excepcionais saíram de lavouras com grande produtividade.

Enquanto isso, sempre pensou-se que plantas depauperadas tem carga pequena e os poucos frutos dão bebidas medíocres. Novamente, resultados de concursos apresentam entre seus grandes vencedores lotes maravilhosos saídos de lavouras depauperadas ou de baixa produtividade.

Então, existe uma regra? Certamente, a regra é a de que nada é definitivo ou estático no que tange às coisas da Natureza!

Muitos desses resultados decorrem de um fato: os frutos foram colhidos no momento de sua maturação completa e a secagem seguiu-se de forma correta, independente de onde foi feito, da variedade ou se a produtividade da planta era alta ou baixa. Simplesmente, foi tudo feito no momento certo.

Grande abraço
Ensei Neto"

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 10/05/2011

Prezados, muito interessante e enriquecedora a discussão. Ontem eu estava assistindo a um especial sobre vinhos da Região de Loire na França, onde predominam solos extremamente pobres, com baixissimas produções das videiras.



Isto naquela região, naquele microclima é usado pelos vitivinicultores locais como explicação para dizer porque as uvas daquela região são tão doces. Ou seja, existe uma correlação onde a baixa produção resulta em uvas com teores de açucar mais concentrados, uvas mais doces em função da fotossintese direcionar seu produto fotoassimilado, a seiva elaborada paras as uvas ligadas a vinha.



No café isso ainda é empirico, mas certamente existe sim uma forte correlação, pois no cultivo de algumas frutas existe a aplicação da técnica de retirada de alguns frutos para maior concentração de açucar.



Saudações.



Juliano Tarabal

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures