ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade da safra 11/12 é trunfo para meta de consumo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/07/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
A safra 2011/12 de café do Brasil tem apresentado uma qualidade bastante melhor do que o usual, um trunfo para a indústria brasileira do produto torrado e moído que tem meta de aumentar o consumo no país a uma taxa de 5 por cento ao ano, avaliou o novo presidente do conselho da Abic, entidade que representa o setor.

"Este ano, aparentemente, o clima foi favorável, a qualidade está melhor do que o normal. Pelo que consta, os grãos estão mais bonitos, mais evoluídos, mais graúdos", afirmou Américo Takamitsu Sato.

Além de contar com uma florada mais uniforme nas principais regiões produtoras, o que favorece um amadurecimento mais homogêneo, a safra vem sendo colhida com um tempo predominantemente seco, outro fator benéfico.

"O brasileiro tem direito de tomar um bom café e puro, queremos oferecer cafés melhores, para que o consumidor possa apreciar mais", acrescentou ele, indicando que apesar da evolução da qualidade nos últimos anos ainda há espaço para o setor ganhar novos consumidores com essa estratégia.

A Associação Brasileira da Indústria de Café avalia que o Brasil poderá fechar o ano com consumo de 20 milhões de sacas, contra 19 milhões no ano passado, o maior crescimento global que poderá permitir ao país superar os Estados Unidos como o maior consumidor mundial, hoje com 21 milhões de sacas, provavelmente em 2012.

"Vamos ver se passamos para 22 (milhões de sacas) nos próximos anos. Estamos bastante otimistas", afirmou ele, lembrando que a economia brasileira em crescimento também tem elevado o consumo das classes C e D, outra vantagem para o setor aumentar suas vendas.

PRODUÇÃO

"A tendência da produção brasileira é ser cada vez maior, os preços (mais altos) estimularam os tratos culturais, os cafeicultores estão mais satisfeitos...", acrescentou o presidente da Abic.

"Tenho visto áreas da produção falando em até 45 milhões", declarou, lembrando que o cafeicultor brasileiro tem elevado a produtividade de sua lavoura.

Para o empresário, que sucede Almir José da Silva Filho na presidência do conselho e que comandará a entidade até 2014, o fato de a Abic ter como meta transformar o Brasil no maior consumidor mundial deverá beneficiar o agronegócio do café como um todo, o qual já tem melhorado as condições de colheita e beneficiamento do grão nas fazendas.

As informações são da Reuters, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ ANTONIO DE REZENDE FILHO

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/07/2011

Quando se fala em 5% ao ano, queremos dizer  /- 1 milhão de sacos a mais consumidos no Brasil. Seria um exagero?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures