ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Propostas da UE e dos EUA podem destravar Doha

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/01/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
O jornal britânico "Financial Times" publicou ontem (22) propostas de negociações comerciais, atribuídas a negociadores americanos e europeus, que podem destravar a Rodada de Doha, paralisada por falta de acordo no segmento da agricultura. O ministro Celso Amorim considera que as propostas estão na direção certa para dar continuidade às negociações, apesar de não ter elementos para confirmar se é correta ou não a versão do jornal, que não cita fontes.

As propostas divulgadas pelo jornal britânico envolvem justamente os dois pontos críticos que estão travando o acordo. De acordo com o jornal, a União Européia aceitaria reduzir em 54% suas tarifas de importação de bens agrícolas, exatamente a porcentagem reivindicada pelo G20, o grupo de países em desenvolvimento liderado por Brasil e Índia e que luta para abrir os mercados agrícolas do mundo rico.

Além disso, EUA estariam dispostos a reduzir para US$ 17 bilhões o teto dos subsídios a seus agricultores, o nível mais baixo até agora mencionado nas negociações. Esta medida iria de encontro às reivindicações da aliança formada por Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, Uruguai, Guatemala e os 27 países da União Européia (UE) contra a proposta inicial dos EUA de estabelecer um teto de US$ 22,5 bilhões por ano para seus subsídios.

O ministro afirma que, mesmo se estas propostas forem realmente verdadeiras, não necessariamente serão suficientes para se chegar a um acordo. "Ainda há muitas perguntas no caminho", diz ele, por exemplo, "como será a disciplina para a redução dos subsídios? Haverá um teto por produto ou um teto global?"

O ministro conta que tem conversado freqüentemente com todos os atores principais da negociação. Nessas conversas, surgiram, sim, alguns números, mas sempre parciais, nunca globais como os do "Financial Times".

Amorim também participa, no dia 25, de uma espécie de reunião miniministerial da OMC, à margem do encontro anual 2007 do Fórum Econômico Mundial, em Davos. Será a chance para conferir se as propostas que estão sendo supostas ou realmente debatidas entre UE e EUA serão postas à mesa de negociação.

As informações são do jornal Folha de São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures