ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto Genoma na Colômbia auxilia a enfrentar desafios da mudança climática

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/05/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
O conhecimento do genoma do café é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de variedades resistentes a pragas, melhor adaptadas climaticamente, para aumentar a produção e a produtividade, entre outros benefícios.
Por quase uma década, o Centro Nacional de Pesquisa do Café (Cenicafé) da Colômbia, uma entidade pioneira em pesquisa com café, começou a estudar o genoma do café com suporte do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD).

Essa pesquisa de ponta, que poderia soar como uma questão não totalmente aplicável na Colômbia, é certamente uma das principais ferramentas com a qual o país enfrentará os desafios associados com a mudança climática e a competitividade das colheitas de café.

Agora, o que é o genoma? É uma série de instruções ou códigos para construir e operar um organismo vivo. Por analogia, o genoma é a biblioteca que armazena informações na célula. Essas informações, ao invés de estarem agrupadas em livros, são organizadas em cromossomos. No caso do genoma a informação é codificada na molécula de DNA, em unidades mínimas chamadas genes.

Foto: Bryan Clifton/ Café Editora
Foto: Bryan Clifton/ Café Editora

Entender como os genes funcionam, quando eles são ativados e quais os benefícios que podem trazer é essencial para conhecer a operação da planta, seus ciclos de floração, produtividade e resistência a doenças, entre outros atributos. Assim, com essa informação, o desenvolvimento de novas variedades é feito com informação completa, economizando anos de pesquisa, experimentos e erros.

Ao incorporar as informações e metodologias obtidas através do projeto genoma como ferramentas de rotina nos processos de pesquisa da Cenicafé, foi dado um grande salto em eficiência. No momento, existem dados de trabalho e avaliações no campo ou no laboratório e trabalhos mais avançados que usam essas informações.
Esse conhecimento também tem ajudado a desenvolver propostas de pesquisa para chamadas externas que, depois de serem aprovados, permitiram recursos de financiadores externos, para dar continuidade a questões específicas onde o interesse dos financiadores coincidiu com os objetivos das linhas da Cenicafé de pesquisa. Em outras palavras, as capacidades desenvolvidas nesse projeto também ajudaram a atrair novos recursos para pesquisa no Cenicafé.

O conhecimento do mapa genético do café arábica, isto é, a descrição da localização dos genes nos cromossomos do café, é certamente de suma importância para o Programa de Melhoramento Genético do Café na Colômbia, à medida que permitir identificar quais genes são responsáveis por características de interesse no campo, como produção ou resistência a doenças, e economizar custos nos processos de seleção para uma nova variedade.

Esse tipo de mapa não existia para espécies de café arábica e o projeto gerou a primeira descrição da estrutura dos cromossomos, com mais de quatro mil marcadores moleculares com os quais a Cenicafé avaliou as populações de cafezais no campo.

No curso desse trabalho, 95% dos genes do café foram identificados e 90% dos genes da ferrugem foram adequadamente descritos, bem como para a broca do café e de controle do fungo Beauveria bassiana (90%). O projeto também alcançou a caracterização no componente molecular das acessões da Coleção de Café Colombiano ou Banco de Germoplasma (80%) e identificou 70% de genes de resistência para a broca do café e a ferrugem, entre outros importantes resultados. Isso é certamente uma informação valiosa atualmente usada em muitos projetos de pesquisa e disciplinas do Centro.

Outra das principais lições de se trabalhar com esse tipo de tecnologia é a necessidade de concentrar esforços no entendimento e interpretação de informações que surgem de um projeto grande como esse em questões que se aplicam e beneficiam uma realidade como a de produção de café da Colômbia. Por essa razão, no componente técnico, os objetivos do projeto sempre têm sido alinhados com metas de pesquisa de longo prazo da Cenicafé e dos produtores de café colombianos, incluindo adaptação à variabilidade climática e aumentou da produção e produtividade em áreas especificas, como exploração de coleta de germoplasma e desenvolvimento de variedades, controle de pragas e doenças, diferenciação por qualidade e entendimento das principais características da planta, como floração, nutrição e qualidade.

“O projeto genoma se tornou um dos principais apoiadores para pesquisa e novos desenvolvimentos da Cenicafé. É a base de conhecimento que estamos usando para resolver os principais desafios dos cafeicultores colombianos”, explicou o diretor da Cenicafé, Fernando Gast. “Definitivamente o projeto tem sido um dos melhores investimentos feitos na Colômbia, não somente para liderar essa área em todo o mundo, mas para treinar nossa próxima geração de cientistas em tecnologias de ponta”.

As informações são do Colombian Coffee Insider.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures