ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de café da Guatemala estão preocupados que a ferrugem prejudique colheita

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/08/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Uma rápida expansão na ferrugem do café, uma das doenças mais devastadoras, poderia prejudicar novamente a próxima colheita da Guatemala e danificar até 10% da produção, disse o presidente da associação de produtores do país, Anacafé. Desde a colheita passada, que terminou em abril, os produtores estão lutando com um novo tipo de ferrugem, que mata as folhas dos cafezais, minando seus nutrientes de tal forma que a debilitada planta produz poucos grãos.

A próxima colheita de 2012/13, que inicia em outubro na Guatemala, enfrentaria uma baixa de até 10% de sua produção se os produtores não agirem a tempo para combater a doença, disse o chefe da Anacafé, Ricardo Villanueva.

Cerca de 40% dos 274.000 hectares que a Guatemala destina à produção de café foram afetados pelo fungo da ferrugem na colheita de 2011/12 de maneira parcial ou completa. "Está muito difícil", disse Villanueva. "Se no ano que entrar não se combater bem, poderia haver uma baixa na produção a nível nacional de 10%".

Depois de dois anos de intensas chuvas, o fungo da ferrugem, que se propaga com a umidade, apareceu no final de 2011 na Guatemala, estendendo-se em zonas altas e em áreas que nunca tinham sido afetadas pela doença. "A ferrugem está sendo vista outra vez e teremos que ficar de olho nisso", disse o presidente da exportadora de café, Transcafé, Thomas Nottebohm.

Antes desse problema, a Anacafé estimou que a Guatemala poderia produzir 3,7 milhões de sacas de 60 quilos na colheita de 2011/12, mas os danos da ferrugem levaram a uma redução das expectativas de 8%. A Anacafé terá suas expectativas completas para a safra de 2012/13 em meados de agosto, disse Villanueva.

O chefe de uma cooperativa de café de 140 membros em Palin, Ladislao Guzmán, disse que três quartos dos membros produtores da sociedade poderiam registrar baixas de até 20% nos rendimentos nas próximas duas colheitas. "Fomos muito afetados pela ferrugem. Temos tentado combatê-la, mas tem sido difícil".

Devido à falta de recursos para comprar os compostos químicos caros para combater a doença, Guzmán disse que os produtores começaram a cultivar cafezais em áreas cobertas para se proteger das chuvas intensas.

A Guatemala, conhecida por suas variedades de café arábica de alta qualidade, exportou 2,65 milhões de sacas no ciclo de 2011/12, uma baixa de mais de 4% com relação ao mesmo período do ciclo anterior.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures