ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de café da América Central diversificam fontes de renda

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/06/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Produtores de café na América Central estão usando os lucros obtidos nesta temporada, diante dos preços elevados do café, para diversificar suas fontes de renda. Eles estão cultivando outras plantas e realizando passeios turísticos ligados ao café. O objetivo é se prevenir contra uma eventual virada do mercado. "Uma das lições que aprendemos em 2000, quando os preços do café recuaram, é a de que você precisa ter outras fontes de renda", afirmou a diretora de comunicações da Associação de Café da Guatemala (Anacafé), Nancy Mendez.

Autoridades do setor acreditam que esta nova estratégia vai evitar uma migração dos produtores de café para outras culturas quando os preços caírem novamente e pode servir de apoio para que continuem cuidando adequadamente das plantações. Enquanto os cafeicultores substituem pés antigos e pouco produtivos por outros mais novos, também podem cultivar outras plantas que servem como sombra para os cafeeiros, como bananeiras e abacateiros, por exemplo.

O produtor Rafael Ventura, de Fraijanes, na Guatemala, costuma colher cerca de 800 sacas de 60 kg de café por safra. Ele disse que, além de plantar novas safras, recentemente começou a alugar partes de suas plantações para famílias e turistas que querem se casar ou realizar festas em um ambiente cenográfico. Ventura também está prestes a transformar uma das casas da fazenda em uma pousada para receber turistas que queiram aprender sobre café.

Programas semelhantes de turismo vêm sendo realizados no México e na Costa Rica. "O setor de café daqui não é muito conhecido ainda entre os turistas, mas queremos promovê-lo", comentou Ventura. Produtores em Honduras afirmam que começaram a cobrar para que turistas ajudem na colheita.

"Queremos ver se aproveitamos esse trabalho manual", admitiu o especialista em café contratado pelo Instituto Hondurenho de Café (Ihcafé) para aconselhar os produtores sobre aumento de produtividade, Carlos Lara.

Juan Angel Welchez, proprietário da fazenda de café Finca Santa Isabel, em Honduras, busca pessoas em hotéis nas Ruínas Copan, uma das principais atrações turísticas do país, e cobra delas para que façam um passeio em sua plantação.

Os preços internacionais do café estão nos níveis mais altos desde 1997, quando produtores na região "ficaram loucos", segundo Lara, e compraram carros, televisões, celulares e outros bens não relacionados ao negócio do café. Quando os preços caíram, algumas colheitas depois, os produtores não tinham poupança e muitos foram forçados a abandonar as plantações. Nesta temporada, muitos estão mais atentos aos gastos, usando o lucro para iniciar negócios paralelos em suas terras.

A matéria e da Agência Estado, com informações da Dow Jones, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures