ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores buscam mecanização para substituir mão de obra no campo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/06/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Expocafé atraiu produtores de várias partes do país. Do Sul de Minas, vários cafeicultores visitaram a feira de Três Pontas (MG) em busca de novidades e mais tecnologia para ajudar no trabalho no campo. Os produtores disseram que a mecanização tem sido a única saída para enfrentar a falta de mão de obra.

"As máquinas auxiliam diminuindo a mão de obra. Às vezes você vai colher o café e precisa de 30 a 40 pessoas. Aí você entra com uma colheitadeira como essas, que faz o trabalho de mais de 50 pessoas. O 'grosso' ela faz todo, às vezes você precisa de gente só para fazer o repasse", diz o produtor Carlos Fonseca, de Três Corações.
Seu Nilton Andrade, de Jacutinga (MG), foi até a feira em busca de um novo classificador de café. Conseguiu o que queria e já fez o pedido para que o equipamento seja entregue em sua fazenda.

"A tecnologia de ponta está aqui e ela auxilia principalmente na mão de obra, além da manutenção da qualidade do café. Hoje é impossível tocar uma cafeicultura moderna com a qualidade que o mercado quer, sem essa tecnologia", diz Seu Nilton.

Mesmo que não seja para a compra à vista, muitos produtores visitaram os estandes já estudando os investimentos que farão no furuto. Seu José Benjamin Paes Rabelo, que possui um sítio com 35 hectares de área plantada em Areado (MG), viajou até a Três Pontas para estudar a compra de uma colheitadeira até o ano que vem.

"Nossa previsão é comprar uma máquina dessas até o ano que vem. E a gente tem amigos próximos que podemos ajudar a usufruir da máquina, espero que dê tudo certo", disse o produtor José Benjamin Paes Rabelo.
Apelos para a cafeicultura

O que foi quase unanimidade entre os produtores entrevistados pelo G1 na Expocafé é o descontentamento com o atual momento do setor. Eles dizem que se tivessem uma maior ajuda governamental, haveria mais possibilidade de investir, modernizar a lavoura e produzir cada vez mais.

"Muitas vezes o preço do café não acompanha o aumento do preço dos equipamentos. Eles são muito bem vindos, nos ajudam muito, mas a relação de troca às vezes é desfavorável. A gente precisa ter uma política de preços para continuar investindo, comprando e correndo atrás dessas inovações. Há um endividamento muito grande porque passamos os últimos 10 anos com preços muito baixos. Precisamos ter uma política de preços de médio e longo prazos para que isso não continue acontecendo", disse o produtor Eduardo Pio Chaves Correia de Figueiredo, que atua em Coqueiral (MG).

A mesma opinião é compartilhada pelo Seu José Benjamin, de Areado. "Apesar da cafeicultura estar sofrendo bastante, nós estamos sempre com otimismo. As autoridades precisam olhar para a cafeicultura. Se a gente tiver mais dinheiro em mãos, vamos ter mais para investir na região, pro trabalhador, pra família dele e até as crianças vão crescer com mais alegria e sabedoria", diz o produtor.

Reportagem: G1

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures