ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção colombiana de café em 2021 é a menor dos últimos sete anos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/01/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

A safra de café na Colômbia, maior produtor mundial de arábica lavado, caiu 9% em 2021, para 12,6 milhões de sacas de 60 kg, a menor dos últimos sete anos. O declínio, de acordo com a Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), se deu pelo aumento das chuvas e bloqueios de estradas.

Este é o segundo ano consecutivo em que a safra colombiana de café registra queda. Em 2020, a produção de café caiu 6%, para 13,9 milhões de sacas. O país não registra colheita inferior a 13 milhões de sacas desde 2014, quando chegou a 12,1 milhões de sacas.

Enquanto isso, as exportações colombianas de café totalizaram 12,4 milhões de sacas no ano passado, 1% abaixo das 12,5 milhões de sacas de 2020. “Este resultado se explica pelo impacto negativo que os bloqueios tiveram no segundo trimestre do ano e pelo efeito do clima em algumas regiões cafeeiras que podem reduzir a produção”, disse a FNC em comunicado.

O país sul-americano de 50 milhões de pessoas enfrentou uma escalada de protestos contra o governo entre o final de abril e o mês de junho, em meio a bloqueios de estradas e vandalismo por alguns manifestantes. Além disso, enfrentou uma estação chuvosa por conta do fenômeno La Niña que atrasou a florada e a produção de café.

Em dezembro de 2021, a produção colombiana do grão atingiu 1,4 milhão de sacas, 21% menor em relação ao mesmo mês de 2020, quando atingiu 1,7 milhão de sacas. Já as exportações caíram 10% no último mês do ano passado, de 1,3 milhão de sacas para 1,2 milhão de sacas.

A Colômbia, conhecida por seus cafés suaves e de alta qualidade, tem capacidade para produzir cerca de 14 milhões de sacas por ano. O gerente da FNC, Roberto Vélez, previu estabilidade nos preços internacionais para 2022. “Nos preços não vemos mudanças drásticas em nível internacional”, disse o líder cafeeiro, que estimou que o Brasil terá uma safra entre 60 e 65 milhões de sacas, o que ele descreveu como baixa em relação à demanda mundial.

As informações são da Reuters (Por Luis Jaime Acosta).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures