ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: café tipo gourmet ganha espaço e reconhecimento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um café cremoso com sabor que lembra baunilha e amêndoa. Foi com dez sacos desses grãos que a produtora Olívia Faustinoni da Silva, de Mandaguari, a 35 quilômetros de Maringá, venceu o último Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Trata-se da mais recente conquista da cafeicultura local, que neste ano foi premiada outras vezes e desponta como um polo de qualidade da cultura.

A chácara de Olívia, assim como outras da região, é de pequeno porte e se volta para uma produção menor, porém mais qualificada, no que é chamado pelos especialistas de "café gourmet". Para se ter uma ideia, a cafeicultora, que tem 77 anos e há dez trabalha na cafeicultura, produz cerca de 200 sacas por safra.

O degustador da cooperativa Cocari, que congrega 2,5 mil cafeicultores entre os municípios Marialva e Mandaguari, Mário da Silva, explica que os processos de colheita e secagem são minuciosos. O grão é colhido no que é conhecido como sistema de pano. "O produtor coloca um pano sob os pés de café, que são chacoalhados para que caiam somente os frutos maduros. Depois disso, a secagem é feita em terreiros suspensos, que evitam a umidade e a consequente fermentação", comenta ele.

Além do manejo cuidadoso, o clima da região também contribui para apurar a qualidade da planta. "A altitude facilita a maturação do café, enquanto o clima equilibrado de sol e chuva propicia grãos uniformes e encorpados", explica Silva. Isso também deixa o produto mais cremoso e menos ácido.

Olívia destaca ainda o método orgânico que aplica na própria lavoura, que fica em uma área de reserva ambiental, o que restringe o uso de agrotóxicos. "Todos aqui na região são incentivados a cuidar muito bem da lavoura. A Emater e a Cocari prestam ótima assistência técnica. Foi com eles que aprendi a plantar café", conta.

Na opinião do engenheiro agrônomo Florindo Dalberto, que já presidiu o Iapar e hoje trabalha na organização do Concurso Café Qualidade Paraná, também vencido por produtores da região de Mandaguari, as sucessivas premiações da cafeicultura local contribuem para derrubar o mito da baixa qualidade do café paranaense.

Ele estima que cerca de 30% das lavouras se dediquem a essa produção mais qualificada e menos volumosa, com destaque para regiões como Norte Pioneiro, Noroeste e Oeste. "O nosso desafio agora é aumentar também a qualidade das lavouras que produzem de forma extensiva."

A reportagem é do jornal Gazeta do Sul, divulgada por Sérgio Parreiras (Peabirus), resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures