ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Poder haver bom pegamento se ocorrerem floradas tardias no Sul de Minas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2006

2 MIN DE LEITURA

0
0
Celso Oliveira, meteorologista da Somar, responde à consulta enviada por e-mail pelo usuário Bruno Favaro Beggiato, administrador de empresas e produtor de café, em Varginha/MG.

Bruno Favaro Beggiato: Gostaria de saber se as últimas chuvas observadas na minha região juntamente com outros fatores climáticos podem acabar com o estado de dormência dos pés de café e despertar novas floradas?

Nesse mês e no mês seguinte como vão estar os fatores climáticos que afetam o pegamento da florada? Obrigado.

Celso Oliveira: Obrigado pela participação, Sr. Bruno.

Como me informou o eng. agrônomo, Renato Fernandes, coordenador do CaféPoint, o problema com a florada não está sendo gerado agora. Muito provavelmente, decorre de questões climáticas (principalmente temperatura) ocorridas no verão passado, época da iniciação floral.

Após o período de estiagem dos últimos outono e inverno, já houve condições mais que propícias para a abertura das floradas e para seu pegamento. No entanto (voltando à questão agronômica, que não é minha especialidade), as floradas que abriram, tiveram sua iniciação há meses.

Em setembro choveu acima da média na sua região. Foram 87mm e a média é de 65mm. No dia primeiro de setembro choveu 34mm.

Em outubro choveu 120mm e a média é de 134mm. No dia 07 de outubro choveu 40mm.

Até agora, em novembro, choveu 55mm e a média é de 180mm. A partir de agora e até o dia 23 de novembro, as chuvas esperadas para a região são isoladas, associadas com a passagem de áreas de instabilidade. Chuva boa para a agricultura normalmente é aquela associada à passagem de uma frente fria. São chuvas mais generalizadas.

Como as chuvas serão esparsas, aquelas lavouras que tiverem flores em dormência, só terão floradas se, por sorte, a propriedade for atingida por uma boa chuva de uma forma uniforme. Apenas a partir do dia 24 de novembro, a passagem de uma frente fria traz chuvas mais generalizadas à região.

Apesar do quadro desfavorável no que se diz respeito à previsão de chuvas generalizadas nos próximos dias, é importante avisar que a umidade no solo da região de Varginha é alto: em torno de 75% da capacidade hídrica disponível. Isto faz com que os pés de café se mantenham sem maiores problemas até o final do mês.

As floradas recém abertas não devem sofrer muito com a diminuição das chuvas nos próximos dias, já que a umidade no solo é alta neste momento. Além disso, os modelos de previsão do tempo e agrícola indicam que a perda de umidade neste período será inferior a 10%.

Em dezembro, esperam-se chuvas entre a média a ligeiramente acima da média na região. Ou seja, o mês que vem não deve também ser problemático na região de Varginha, no sul de Minas Gerais. E, se tiver ocorrido, meses atrás, a indução de floradas tardias, estas devem ter boa chance de pegamento se abrirem no último mês deste ano.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures