ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Poda do conilon

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/09/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Dentre as práticas atualmente empregadas no manejo da lavoura de conilon, a poda ocupa lugar de destaque, haja visto que é indispensável à maior longevidade do cafeeiro e à obtenção de altas produtividades, com menor bienalidade da produção (Ronchi et al., 2007a). Lavouras cultivadas em livre crescimento (Figura 1) apresentam redução da produtividade após quinta colheita, uma vez que se verifica queda acentuada e progressiva na razão de área foliar da planta (Bragança, 2005). A poda, portanto, elimina ramos (ortotrópicos e plagiotrópicos) velhos e pouco produtivos e restabelece o equilíbrio entre área foliar e massa seca total da planta (Bragança, 2005; Ronchi e DaMatta, 2007). A poda contribui, ainda, para melhorar o arejamento e a entrada de luz no interior da copa, recuperar plantas que não atendem aos padrões técnico-econômicos desejáveis, reduz a altura das plantas e facilita as operações da colheita (Ferrão et al., 2004; Fonseca et al., 2007).



Considerando-se (i) que o cafeeiro conilon é uma planta multicaule, (ii) que em função do espaçamento se recomenda a manutenção de três a cinco hastes por planta, dependendo do espaçamento, com ~12.000 hastes/ha (Fonseca et al., 2007), e (iii) que há intensa brotação de ramos ortotrópicos (ladrões) na base dos ramos podados, a poda deve ser realizada anualmente, após a colheita, para eliminar brotos, ramos depauperados, ramos plagiotrópicos sem potencial de produção (Figura 1) e garantir o número adequado de hastes produtivas por hectare (Ronchi et al. 2007a; 2007b). Além disso, no momento de renovar a lavoura, a poda estimula a formação de brotações (novas hastes) que substituirão, no ano seguinte, as hastes velhas, assegurando, assim, a estabilidade da produtividade dos clones ao longo dos anos, ou seja, a poda garante a renovação da lavoura (Ronchi et al., 2007a). E é neste momento crítico, de se renovar a lavoura (ou as hastes produtivas), que o agricultor não tem obtido êxito, seja pela não realização da poda no momento certo ou por fazê-la de forma e intensidade inadequadas, o que tem comprometido a produtividade e a longevidade da lavoura nos anos subseqüentes.

Este é um trecho do quinto módulo do curso online Fisiologia e Produção de Café Conilon, que inicia dia 23 de setembro.

Conheça a programação completa clicando aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures