ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores vão à Colômbia conhecer controle biológico da broca-do-café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/01/2017

3 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em viagem técnica, conheceram o uso de parasitoides no controle biológico da broca-do-café na Colômbia. A visita ocorreu em conjunto com extensionistas do Instituto que estiveram no país para conhecer a produção de cafés finos.

Foto: Incaper/ Divugação

Os entomologistas do Incaper David dos Santos Martins e Renan Queiroz visitaram dois importantes laboratórios que atuam no controle da broca-do-café, o Laboratório de Controle Biológico da broca-do-café por vespas parasitoides (Biocafé) e o Laboratório BioProtección (Produción de Controladores Biológicos).

“Visitamos o Centro Nacional de Investigaciones de Café (Cenicafé), onde pudemos ver toda a estrutura, procedimentos e materiais utilizados na criação da broca-do-café (Hypothenemus hampei) e das três principais espécies de vespas parasitoides (Cephalonomia stephanoderis – vespa da Costa do Marfim, Prorops nasuta – vespa de Uganda e Phymastichus coffea, esta última não ocorre no Brasil) utilizadas no controle biológico aplicado. Essas vespas são utilizadas para liberação nas lavouras de café na Colômbia”, explicou Renan.

Ele também disse que viram todas as especificidades de cada parasitoide, como a fase do hospedeiro em que cada vespa parasita e quais as melhores condições ambientais para a liberação de cada parasitoide. “Pode-se aplicar tudo isso no manejo da broca-do-café no Espírito Santo, visando à diminuição do uso de inseticidas pelos cafeicultores capixabas”, destacou Renan. Atualmente, esse Laboratório está produzindo cerca de 100 mil vespas de cada espécie, mas ele tem a capacidade para produzir até 6 milhões de cada espécie.

O outro laboratório visitado, de BioProtección, é mais voltado para a produção de fungos e bactérias entomopatogênicas para o controle de insetos praga. “Foram mostrados diversos produtos já prontos para comercialização a partir de fungos entomopatogênicos, como Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae, Isaria fumosorosea, além de bactérias, por exemplo, a Bacillus thuringiensis. Todos esses produtos contêm diferentes cepas de fungos ou bactérias utilizadas de acordo com cada praga e cultura, não trabalhando apenas com café. Além disso, o produtor pode encomendar um ‘mix’ de organismos entomopatogênicos de acordo com a sua necessidade”, explicou o pesquisador David Martins, que destacou a eficiência operacional do laboratório. Eles conseguem manipular e disponibilizar o produto em 48 horas, após ter recebido o diagnóstico do técnico.

Pesquisa aplicada ao ES
Na área de Entomologia, o conhecimento de todo o processo para produção e liberação de agentes controladores biológicos de insetos praga. E, mais especificamente, a broca-do-café por vespas parasitoides, é de suma importância para aprimorar essa tecnologia no Incaper e, posteriormente, divulgar para os produtores de café conilon e arábica. “As informações obtidas e as trocas de experiências nessa viagem técnica foram muito importantes para fortalecer e direcionar as ações de pesquisa dentro do Instituto, visando à Inovação Científica e Tecnológica, focando no desenvolvimento sustentável. Tendo em vista que anteriormente o Incaper já trabalhou com a produção de vespas parasitoides, tendo o domínio da criação e técnicas de liberação de uma das espécies (Cephalonomia stephanoderis), introduzida no estado no ano de 1994 pelo Instituto, é importante também a utilização das outras duas vespas, uma vez que elas atuam em diferentes condições ambientais e se alimentam de fases diferentes da broca-do-café. Isso pode permitir um controle biológico mais eficiente da broca-do-café”, explicou David.

Além disso, ele disse que o Espírito Santo tem sofrido com a utilização de pesticidas, que causam problemas dos mais diversos e em todos que participam da cadeia de produção dos cultivos e, consequentemente, para os consumidores. “A utilização de estratégias de controle biológico pode ajudar a reduzir a utilização de inseticidas na cultura do café, além de outras culturas de interesse econômico. Como instituição pública, com foco na agricultura familiar e na produção de alimentos com qualidade e sem contaminação, o Incaper pode avançar na área de controle biológico e essa viagem nos deu uma condição melhor de atender a essa demanda”, destacou Martins.

A visita técnica faz parte do projeto “Manejo Fitossanitário do café conilon no Estado do Espírito Santo”, que tem como um dos planos de ação o “Manejo de escolitídeos - pragas em cafeeiro conilon”. A viagem ocorreu entre os dias 11 e 18 de dezembro com a equipe técnica composta, além dos pesquisadores Renan Queiroz e David Martins, pelos extensionistas do Incaper Fabiano Tristão e Lúcio Herzog De Muner e do engenheiro agrônomo da P&A, Silvio Padilha.

Broca-do-café

Originária da África, a broca-do-café é a principal praga do conilon e causa severos danos ao café arabica, pois tem capacidade de atacar os frutos em todos os estágios de maturação, de verde até maduro (cereja) ou seco. Levantamentos realizados no Espírito Santo mostraram que em anos propícios à infestação, a broca-do-café causa prejuízos superiores a R$ 40 milhões anuais.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERT ROLAND FISCHER

JOINVILLE - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/03/2017

A mafia dos agrotoxicos dificulta com seu lobi no MAPA a produção e liberação de controladores biologicos para não prejudicar os bons negocios que o setor faz como o maior aplicadfor de agrotoxicos do planeta.
PAULOAURILIETTI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/01/2017

Os institutos de pesquisas governamentais precisam muito investir em pesquisas de produtos biológios e variedades resistentes a pragas e doenças.

Para dimuir o uso execivo de agrotóxicos.

Para melhorar a qualidade de vida dos agricultures.

Melhorar suas produtividades.

Enfim seria melhor para todos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures