ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores no Peru buscam promover cultivo de café com base em modelos agroambientais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Com o objetivo de contribuir para o setor agrícola, o Instituto de Pesquisas da Amazônia Peruana (IIAP), com o apoio do Fondecyt, unidade executora do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (Concytec), realiza pesquisas que visam promover o sucesso de modelos agroambientais para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura na região de San Martín, no Peru.

A região de San Martín ocupa o quarto lugar na produção de café, com 540 mil toneladas, representando 13,7% da produção nacional. De acordo com as projeções climáticas, nesta parte do país, as mudanças no clima terão um impacto muito severo, o que representa uma ameaça à produção cafeeira devido às exigências eco fisiológicas que a cultura exige.

Por isso, esta iniciativa visa criar estratégias de adaptação aos efeitos negativos das mudanças climáticas, estudar as variedades de café existentes na região, promover a renovação e modernização das fazendas produtoras. Da mesma forma, busca estudar os efeitos dos fungos em clones de café tolerantes à ferrugem, em condições de campo, a fim de potencializar a capacidade produtiva dos cafeicultores por meio da capacitação e transferência de tecnologias inovadoras na província de Moyobamba.

“Essa iniciativa apresenta um modelo agroambiental que busca o desenvolvimento de uma das atividades mais importantes da nossa região, a cafeicultura, que gera empregos, proporciona melhor qualidade de vida às famílias, entre outros benefícios. Por isso, é importante buscar soluções que permitam potencializar e promover seu crescimento”, explicou Luis Alberto Arévalo López, pesquisador principal do projeto.

Da mesma forma, ele aponta que a temperatura e a variação da precipitação têm sido aumentadas por conta das atividades humanas, como a mudança no uso do solo (desmatamento) e a agricultura migratória, que intensificaram o processo natural de aquecimento global, refletindo no aumento de pragas e doenças. Por isso, busca oferecer soluções oportunas para evitar perdas na lavoura.

“Atualmente, para mitigar as mudanças climáticas, o projeto determinou o rejuvenescimento de antigas plantações de café associadas a árvores de sombra do tipo goiaba ou outras espécies florestais madeireiras com poda de renovação de 30 a 40 centímetros de altura, o que permite ter novas plantas para melhorar e aumentar a produtividade do café”, enfatizou.

O pesquisador disse que também considerou que as plantações de café se situam entre 1.000 e 1.100 metros acima do nível do mar, para garantir o seu bom desenvolvimento vegetativo e produtivo.

Posteriormente, protocolos de propagação clonal do café foram otimizados para minimizar o uso de agrotóxicos e os riscos de contaminação de fontes de água doce, solos e cafeicultores, no controle da ferrugem amarela, nematóides e outras pragas, aos quais são inoculados microrganismos que funcionam como bioprotetores e biofertilizantes, melhorando o vigor e a produtividade dos clones de café e variedades típicas.

Hoje eles trabalham de forma coordenada com a Mesa Técnica Regional, com produtores associados e não associados e as tecnologias estão sendo validadas. Nos próximos meses, eles irão transferir a tecnologia para 80 cafeicultores. Para a execução desta iniciativa, o IIAP recebeu financiamento da Concytec, em convênio com o Banco Mundial, por meio de sua unidade executora Fondecyt.

As informações são da Andina – Agência Peruana de Notícias.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures