ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa: reaproveitamento da água de lavagem do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/01/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
A água utilizada para lavar o café colhido nas propriedades mineiras pode ser reaproveitada e ainda servir para a irrigação do próprio cafezal e de outras culturas. O líquido resultante da lavagem contém diversos elementos importantes para o desenvolvimento das plantas, e sua utilização substitui em parte a compra de adubo importado. Os produtores poderão ter acesso a esses benefícios por meio de um sistema que está sendo desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) - vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado - em parceria com a Embrapa.

A lavagem e separação do café, realizada logo após a colheita, tem por objetivo eliminar impurezas do produto e separar os frutos com diferentes teores de umidade. O processo possibilita a formação de lotes homogêneos do fruto e também reduz o prazo de secagem com economia no consumo de lenha e energia elétrica e tempo de uso de terreiros.

De acordo com o Sammy Fernandes Soares, coordenador do Projeto de Aproveitamento da Água Residual do Café, no Núcleo de Pesquisa da Epamig na Zona da Mata, em Viçosa, o projeto para a reutilização do líquido pode ser montado com materiais encontrados na propriedade. "Os gastos são pequenos, acessíveis aos agricultores familiares interessados em implantar o sistema em suas propriedades", ele explica. São necessárias caixas de decantação e retenção, associadas a uma caixa de remanejamento, na qual se acopla uma bomba. A água com resíduos dos frutos de café, usada anteriormente na unidade de processamento, é purificada e depois bombeada para a caixa de abastecimento da unidade de processamento, na qual é reutilizada.

"Além de barata, a instalação do sistema é fácil", enfatiza o coordenador. Podem ser utilizados diversos materiais, como caixas, tambores ou qualquer recipiente em condições de conter a água residuária. De acordo com Soares, "outra opção pode ser cavar pequenos tanques no solo e revesti-los com lona plástica." Ele acrescenta que, para fazer o bombeamento da água, serve alguma bomba já existente e em condições de ser deslocada para uso no sistema por um curto período durante o qual os frutos de café são processados.

Soares diz que os produtores podem desenvolver outros tipos de filtro. "A base de tudo são os princípios de decantação, para possibilitar o depósito do material mais pesado no fundo, com a água passando por um sistema de filtragem", observa. Os componentes básicos do projeto são a caixa de decantação e a caixa de retenção dos sólidos flutuantes. Segundo o coordenador, o custo dessas estruturas é inferior ao custo de implantação de filtros mecânicos.

Líquido enriquecido

O objetivo principal do Projeto de Aproveitamento da Água Residual do Café é diminuir o gasto com água nas propriedades cafeeiras de Minas, mas o aproveitamento do material orgânico contido na água da lavagem é outro ganho importante, destaca o coordenador. "A água contém nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e micronutrientes", explica Soares. Ao utilizar esse material, os produtores poderão reduzir os gastos com a aquisição de produtos que pesam muito nas contas da propriedade, porque são importados. De acordo com levantamento da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda), uma tonelada de fertilizante custa cerca de 3,6 sacas de 60 quilos de café.

O coordenador recomenda aos produtores evitarem abusos na utilização do adubo obtido com baixo custo na lavagem do café. "É necessário buscar orientação técnica antes de fazer a aplicação desse adubo nos pés de café e em outras plantas testadas na pesquisa, como alface, aveia, feijão e milho. A principal preocupação deve ser usar adubo na quantidade recomendada", enfatiza.

Atividade sustentável

Para o assessor de Café da Secretaria da Agricultura de Minas, Wilson Lasmar, "o projeto desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Epamig, além de representar economia para a propriedade, constitui um importante avanço na preservação do ambiente." Ele explica que a observância das normas ambientais na atividade cafeeira, assim como nas demais áreas da produção agrícola, é cada vez mais exigida. "O aperfeiçoamento do processo de decantação, que possibilita a reutilização da água, contribui para o aumento da sustentabilidade da produção de café em Minas", assinala.

O gerente executivo do Pólo de Excelência do café, Ednaldo José Abrahão, também destaca a preservação ambiental no sistema de reaproveitamento da água utilizada na lavagem do café. Ele explica ainda que os pesquisadores têm razão em se preocupar com o controle da utilização do adubo após o novo sistema de decantação e filtragem, principalmente por causa do grande volume de potássio existente na água após a lavagem.

A tecnologia desenvolvida para o reaproveitamento da água da lavagem do café é apresentada numa circular técnica da Epamig, "Água Residuária do Café: Geração e Aproveitamento", editada pelos pesquisadores Sammy Fernandes Soares, Sérgio Maurício Lopes Donzeles, Aldemar Polonini Moreli, Aledir Cassiano da Rocha, Guilherme Fernandes Soares, Victor Fernandes Soares. Informações sobre a publicação podem ser adquiridas no Centro Tecnológico Zona da Mata (CTZM/Epamig). Telefone (31) 3891-2646.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures