ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa Cafeeira: Produtores investiram mais em maquinários de colheita na safra 2020/2021

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/03/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Em 2020, o CaféPoint, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizou a Pesquisa Cafeeira da Safra 2020/2021 através de uma pesquisa on-line com produtores de todo o Brasil. O estudo ouviu 321 produtores de nove estados entre 1º de outubro e 19 de dezembro de 2020.

Quanto às espécies cultivadas, 93% das respostas vieram de produtores de café arábica (Coffea arabica) e 7% de produtores de canéfora (Coffea canephora). Juntos, somaram 25.025,17 hectares de café em produção, que representa 1,5% da área com café no Brasil.

Com relação aos estados representados na pesquisa, 76% dos participantes são produtores em Minas Gerais, 10% em São Paulo, 6,2% no Espírito Santo, 3,1% em Rondônia, 2,5% na Bahia, 1,6% no Paraná e 0,9% na soma dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.

Em relação à irrigação, a pesquisa apontou que, considerando-se as espécies Coffea arabica e Coffea canéfora em conjunto, 83% dos produtores participantes não utilizam irrigação em suas lavouras. Esta baixa adesão às tecnologias de irrigação reflete uma realidade da produção brasileira de café arábica e a maior participação de produtores desta espécie na pesquisa.

Ao analisar a utilização da irrigação apenas para produtores de canéfora (robusta/conilon), 92% dos produtores responderam fazer uso de irrigação. Na produção do café arábica, a prática da irrigação passa a ser superior em propriedades acima de 51 hectares. Em propriedades de 51 a 100 hectares, 19% dos produtores de arábica indicaram o uso de irrigação. Já nas propriedades acima de 250 hectares, este percentual foi de 38% entre os produtores de arábica que utilizam irrigação.

Quanto ao sistema de irrigação mais utilizado, predomina o sistema de irrigação por gotejamento, sendo indicado por 77% dos produtores que fazem uso de irrigação. O sistema de aspersão corresponde a 8% e pivô central, 7%. Outros sistemas não especificados foram indicados por 8% dos produtores.

Colheita

Nas pequenas propriedades, mesmo que em boas condições topográficas, a mecanização da colheita pode ser inviável financeiramente, devido ao alto investimento necessário para compra desses equipamentos. Já para as grandes propriedades, o alto custo com a mão de obra na colheita pode aumentar significativamente os valores de produção, reduzindo as margens do produtor e justificando o investimento em maquinários para colheita. Com isso, os métodos manuais de colheita foram responsáveis por 50% das respostas, uma redução de 25 pontos percentuais em comparação com pesquisa realizada em 2019, em que os métodos de colheita manual corresponderam a 75% nas propriedades participantes.

A derriça manual com ausência de equipamentos foi apontada como a principal forma de colheita por 24% dos produtores participantes, seguida pela colheita manual utilizando-se de derriçadeira (22%) e colheita manual seletiva (4%).

A colheita mecanizada foi apontada como principal método de colheita em 50% das respostas, predominante nas propriedades acima de 25 hectares, representando o principal método de colheita em 59% das propriedades de 26 a 50 hectares. No entanto, mesmo em propriedades menores, o percentual de áreas colhidas mecanicamente ainda foi significativo. Apontaram a colheita mecanizada como o principal método 25% das propriedades entre 6 e 15 hectares e 38% das propriedades em 15 a 25 hectares.

O aumento no percentual de propriedades que adotam a colheita mecanizada foi influenciado pelas regiões com maior participação nas respostas desta edição da Pesquisa Safra Cafeeira. Os municípios mineiros das regiões de Varginha, Lavras e Patrocínio representam 33% do total de respostas e, devido às condições de relevo favoráveis a mecanização, a colheita mecanizada é reconhecidamente o método predominante nestas regiões.

Outro aspecto que tem influenciado o aumento das áreas com colheita mecanizada é a popularização do aluguel de colhedoras em regiões produtoras tradicionais, não havendo a necessidade de que o produtor imobilize capital com a aquisição do equipamento.

Outro fator que pode justificar o maior percentual de colheita mecanizada na safra de 2020 foi o temor dos produtores de que as medidas de distanciamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19, pudessem prejudicar o andamento da colheita manual. De acordo com dados divulgados pela Reuters, a venda de colhedoras de café cresceu 30% em 2020 no período que antecede a safra em relação a 2019.

Quanto às tecnologias de pós-colheita e secagem, são condizentes com a tradição brasileira na produção de café natural. O método de pós-colheita natural foi indicado como predominante em 87% das propriedades, cereja descascado correspondeu a 12% e cereja descascado com fermentação em taques a 1% das respostas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures