ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Perdas nas lavouras capixabas de café variam de 20% a 32%

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/01/2015

2 MIN DE LEITURA

6
0
Da redação

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) apresentou nesta terça-feira (20/1) as primeiras projeções sobre as perdas registradas nas principais atividades da agropecuária capixaba devido ao forte calor e à estiagem que atingem o Espírito Santo. Nesta quinta (22/1) e sexta-feira (23/1) o secretário de Estado da Agricultura e técnicos do sistema Seag irão percorrer alguns municípios para avaliar algumas situações emergenciais.

Segundo os levantamentos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que está presente em todos os 78 municípios capixabas, as perdas nas lavouras de café variam de 20% a 32%; na produção de leite entre 23% e 28% e na fruticultura entre 20% e 30%.

“Esse é um registro bem realista da situação. O Espírito Santo e algumas regiões do Brasil atravessam uma grave crise hídrica, provocada por diversos fatores. Nesse momento, mais do que nunca, precisamos de um esforço coletivo para colocar em prática ações de curto, médio e longo prazo que tenham capacidade de garantir a preservação e recuperação dos recursos naturais, a preservação e a produção de água e a mudança nos hábitos da população”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.

Tomando como base a produção e o faturamento dos produtores rurais no ano de 2014, o valor das perdas poderão chegar a R$ 1,390 bilhão. Deste valor, até R$ 960 milhões são referentes a produção cafeeira do Estado.

Segundo o Governo do Espírito Santo, um grupo de trabalho é mantido atuando para apresentar alternativas capazes de amenizar os impactos e prejuízos aos produtores rurais capixabas. Dentro as ações em curso, estão:

1. Articulação com Defesa Civil Estadual para auxiliar os municípios na montagem do processo pedindo reconhecimento da situação de emergência/calamidade;
2. Encaminhamento com as instituições que operam crédito agropecuário no Espírito Santo (Banco do Brasil, Banestes, Bandes, Banco do Nordeste, Caixa, Sicoob e Cresol) para discutir prorrogação e renegociação de dívidas e abertura de novas linhas de crédito para os agricultores e pescadores;

O Governo do Estado frisa, ainda, que periodicamente são realizadas, por intermédio do sistema Seag e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), ações com intuito de otimizar o uso dos recursos naturais. Dentre eles, os principais são:

- Tecnologias eficientes de irrigação e condução das lavouras e criações;
- Variedades de plantas mais resistentes a pragas e doenças e à seca;
- Programas de recuperação florestal e ambiental e “produção” de água (Reflorestar, Pagamentos por Serviços Ambientais), onde os produtores rurais recebem recursos financeiros, capacitação, mudas e os insumos necessários para manter e promover a recomposição florestal na propriedade, ampliar a oferta d’água (proteção das nascentes) e adequar a produção em sistemas que aliem produção agropecuária, preservação e recuperação ambiental no mesmo espaço.
 

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSIMAR SCHRAM

PANCAS - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/01/2015

Com a falta de chuvas e sem previsão de mudança de clima pois as temperaturas estão elevadas acho que esses dados da queda de produção tende a aumentar a cada semana que passa.
JOAQUIM MAGEWSKI

VILA VALÉRIO - ESPÍRITO SANTO

EM 25/01/2015

A renovação das  aguas desde o principio do mundo é feita pelas chuvas, antigamente exiustia muita cobertura matas .. Hoje estamos presenciando já formação de alguns deserto a morte de varias nascente. pessoas desprepara e desesperada fazendo poços artesiano como se fosse resorver o problema; as consequencia que estamos vivendo são relacionadas com maus esemplo do passado. No espirito santo foi criado um programa pelo governo chamado provarsea que agora estamos colhendo o que foi mal planejado.
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/01/2015

Joao creio que o seu pensamento esta correto. Agora ha um porem muito significativo.O MUNDO perdeu a credibilidade no Brasil, diante de tantos desmandos,roubos,escandalos, politica mentirosa,eleiçoes manipuladas e por ai afora.Sera que eles acreditam no Brasil??

Lamentavelmente nos nao conseguiremos nunca fazer com que a verdade chegue ate la.abraços
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/01/2015

Alguém poderia fazer com que essas informações cheguem na Bolsa de Valores de Nova Iorque? Estão brincando com coisa seríssima!
GERALDO CESAR PAGOTO

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/01/2015

As perdas nas lavouras de cafe capixabas de 20% a 32%,estão relacionadas apenas à crise hídrica,ou está sendo considerado a queda na produção   devido a boa produção de 2014,à desfolha causada pelos forte ventos e a ferrugem que ocorreram após a colheita?Só para registrar aqui,os produtores de Rio Bananal e regiões vizinhas,já calculavam uma queda na produção de cafe em 2015,de 30% a 40% antes da crise hídrica.


SERGIO SOARES DA SILVA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/01/2015

Há uns quatro anos doamos uma área para o governo fazer uma barragem onde este reservatório estaria ajudando nesse período de seca mas, até agora nada foi construído e estamos perdendo a produção;o governo federal quando tem perda nos cobra bom taxas e impostos altos e nós vamos punir o governo por incompetência por não gastar recursos para amenizar os danos .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures