ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Parceria público-privada dá oportunidade a agricultores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/11/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
USAID, Walmart, TransFair USA e SEBRAE uniram forças numa parceria público-privada de três anos que visa fomentar o Fornecimento Responsável. De 2007 a 2010, os parceiros investirão US$ 1,9 milhão e darão suporte técnico a 5 mil agricultores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, para que melhorem a qualidade do café, a gestão das cooperativas e os esforços de marketing.

"Queremos parabenizar os agricultores que participaram do Concurso de Qualidade Fair Trade Certified de 2009 e os admiramos pelos seus esforços incansáveis de trazer aos nossos membros o café da melhor qualidade," afirmou Jill Turner-Mitchael, vice-presidente sênior de Merchandising do Sam´s Club. "Estamos orgulhosos com o fato de, através desta parceria, estarmos proporcionando a estes agricultores a oportunidade de continuar a melhorar suas operações, competir no mercado global e proporcionar uma vida melhor para suas famílias e comunidades.

"Produtores e suas famílias se beneficiam do aumento das oportunidades de emprego, do maior acesso a novos mercados domésticos e internacionais, do maior uso de métodos de cultivo ambientalmente corretos, dos melhores preços para seus grãos de café e das melhorias gerais na qualidade de vida. "Estes cafeicultores passaram os últimos dois anos trabalhando sem descanso na melhora da qualidade de suas plantações. Eles participaram de treinamentos, foram a conferências sobre cafés especiais, e pela primeira vez, diversas cooperativas tinham seus próprios degustadores qualificados," declarou Paul Rice, presidente e CEO da TransFair USA.

"Devido ao Projeto de Parceria de Fornecimento Responsável, foram descobertos alguns dos melhores cafés especiais do Brasil, e temos muito orgulho em dizer que eles possuem a certificação Fair Trade."Em 2008, as importações de café Fair Trade Certified pelos EUA cresceram mais de 30%. A certificação Fair Trade garante preços maiores, apoio à agricultura sustentável e recursos para projetos de desenvolvimento eleitos democraticamente. O Projeto de Parceria de Fornecimento Responsável é uma união pública-privada inovadora, com objetivo de ampliar os benefícios obtidos pelos agricultores brasileiros com o Comércio Justo, aumentando suas rendas e capacidades no futuro.

USAID

A USAID é uma Agência do governo federal dos EUA, independente, responsável por programas de assistência econômica e humanitária em todo o mundo. No Brasil, a USAID trabalha para contribuir para várias metas e objetivos de desenvolvimento econômico, social, sustentável e igualitário, enquanto fortalece uma parceria vital que existe entre os povos do Brasil e dos EUA.

Walmart

A Wal-Mart Stores, Inc. (NYSE: WMT), ou "Walmart," atende clientes e sócios mais de 200 milhões de vezes por semana em mais de 8.000 unidades de venda sob 53 diferentes bandeiras em 15 países. Com vendas de U$401 bilhões no ano fiscal de 2009, a Walmart emprega mais de 2.1 milhões de funcionários em todo o mundo. A Walmart foi a primeira colocada entre os varejistas na pesquisa da revista Fortune sobre as Empresas Mais Admiradas.

TransFair USA

A TransFair USA, uma organização membro da FLO (Organização Certificadora de Comércio Justo), é o único certificador de produtos Fair Trade CertifiedT nos Estados Unidos. A TransFair USA certifica de acordo com os padrões internacionalmente aceitos da FLO, monitorando transações entre empresas americanas e seus fornecedores internacionais para garantir que os agricultores e trabalhadores que produzem mercadorias com Certificado de Comércio Justo recebam preços e salários justos. A TransFair USA certifica café e mais de 20 outras categorias de produtos.

Sebrae-MG

Desde agosto de 2007, o Sebrae-MG apoia grupos de cafeicultores no processo de certificação em Fair Trade e no acesso a mercados externos. Já foram realizadas clínicas tecnológicas, capacitações para estimular o cooperativismo e missões internacionais para a feira da Specialty Coffee Association of America (SCAA), em 2008 e 2009, nos EUA.

As informações são de Guilherme Monsanto, representante do consulado americano no Brasil, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures