ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pancadas de chuva no Paraná e parte de São Paulo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/10/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
Sul

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical vêm desde a noite desta segunda-feira (22) causando temporais em boa parte da Região Sul. De acordo com os dados do INMET, os maiores acumulados de chuva foram registrados entre Paraná e Santa Catarina. Até às 7h, os acumulados chegavam a 53mm na Ilha do Mel-PR (36% da média de outubro), 50mm em Dois Vizinhos-PR (25% da média) e 44mm em São Mateus do Sul-PR (34% da média do mês).

Além disso, tivemos acumulados elevados em Santa Catarina, com acumulados próximos dos 34mm em Rio Negrinho-SC (25% da média), 25mm em Rio do Campo-SC (20% da média) e 22mm em Caçador-SC (15% da média). Estes temporais vieram juntos de ventos muito intensos, com rajadas que chegaram a 106km em Dois Vizinhos-PR, 85km-h em Goioêre-PR, 123km-h em Bom Jardim da Serra-SC, 71km-h em São Miguel Arcanjo-SP.

São Paulo

As instabilidades que se depreenderam desta frente fria causaram chuvas fortes também em São Paulo, com acumulados de 23mm em Barra do Turvo-SP, 22mm em Avaré-SP e 21mm em Iguape-SP, correspondendo a cerca de 15% da média esperada para o mês de outubro. Na Capital Paulista, as chuvas que começaram por volta das 4horas variaram entre fracas e moderada, mas vieram acompanhadas de trovoadas, somando 7mm até o momento. Houve ainda registro de rajadas de vento forte no aeroporto de Congonhas, com rajadas que chegaram aos 52km-h.

Centro-Norte

Já na maior parte do Centro-Norte do País, o tempo segue seco e com pouca nebulosidade e temperaturas elevadas. Neste inicio de manhã as mínimas ficaram próximas dos 23°C em Salvador-BA e em Teresina-PI, dos 25°C em Fortaleza-CE e dos 26°C em São Luis-MA.

Tendência

Na Região Sul, devido há formação de um ciclone extratropical, a nebulosidade aumenta, causando chuvas com riscos de temporais, acompanhados de grandes acumulados de chuva, intensas rajadas de ventos, descargas elétricas e até mesmo queda de granizo.

Durante a terça-feira, esse ciclone dá origem a uma frente fria, ocasionando no decorrer dessa semana declínio de temperatura principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná.

Já nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, devido ao calor e a umidade, há condição para pancadas de chuva, com destaque ao final da tarde e a noite em vários municípios, podendo até mesmo chover de forma mais forte.

As chuvas vêm acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e de um modo mais isolada há uma pequena chance para quedas de granizo. Principalmente no Sudeste entre São Paulo e o Rio de Janeiro, essas chuvas podem causar transtornos como alagamentos. Pelo menos até quinta-feira essa condição de tempo persiste sobre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. No Nordeste o tempo fica seco, ensolarado e bastante abafado e no norte de Minas Gerais haverá predomínio de sol.

Quarta-feira (24)

Na quarta-feira, o dia começa com entre nuvens entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Mas com o avanço da frente fria as instabilidades ganham força e até o fim do dias chove em grande parte destes Estados. Já em São Paulo a frente fria mantém no tempo muito nublado e com chuvas a qualquer momento. Estas chuvas sobre o Sudeste ocorrem na forma de pancadas e como as temperaturas ainda permanecem elevadas há condição para temporais. O dia começa com temperaturas amenas, muito em parte devido a nebulosidade, com mínimas acima dos 20°C no Rio de Janeiro, litoral do Espírito Santo e no oeste de São Paulo e Minas Gerais. Entre o oeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro, durante à tarde, a temperatura chega aos 35ºC, e na faixa leste do Sudeste a temperatura máxima varia entre 26ºC e 32ºC.

No Nordeste, a quarta-feira terá tempo seco no nordeste e durante à tarde, persistindo a previsão de baixos índices de umidade relativa, abaixo de 30%.

As informações são da Somar, INPE e Newscafeicultura, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures