ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Palinialves lança secador estático

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/02/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Palinialves lançou o seu primeiro secador estático em 2016 e teve a eficiência comprovada por meio de um experimento na região do Cerrado Mineiro, feito pela Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (FUNDACCER), que apontou o café secado no equipamento com a mesma qualidade do café que secou no terreiro convencional. O processo da empresa é realizado em menos tempo e ocupa uma área muito menor, reduzindo os custos para o produtor. 

“Fizemos a avaliação sensorial de quatro amostras, três do secador estático e uma do terreiro, seguindo o protocolo da SCA, e todas obtiveram notas entre 80 e 81”, explica o Diretor Comercial da Palinialves, Carlos Henrique Palini. De acordo com ele, o secador vem contribuindo para a pesquisa e busca da qualidade. “Já temos um sinal positivo de nossos clientes”, concluiu.

Para a Fundação, testar a eficiência de um secador estático é algo que vai ao encontro dos interesses dos cafeicultores do Cerrado Mineiro. A região se destaca pela qualidade dos seus cafés e pelo alto nível técnico dos cafeicultores, que sempre estão em busca de novas tecnologias.

O teste
Realizou-se a colheita do café de um único talhão do campo experimental da FUNDACCER, plantado com a cultivar Mundo Novo IAC 379-19. Foi selecionado um talhão com produção homogênea e suficiente para todos os métodos de secagem. Após a colheita, uma parcela dos frutos foi colocada imediatamente dentro do Secador Estático Palinialves, modelo PA-SE/4, enquanto a outra parcela foi para um terreiro pavimentado.

A secagem no PA-SE/4 foi realizada de acordo com o protocolo que a Palinialves fornece a todos os compradores do equipamento, enquanto no terreiro ela foi feita de acordo com as boas práticas recomendadas para essa operação. Ao fim da secagem, as amostras foram acondicionadas em big bags e depositadas em um galpão de armazenamento.

Até agora foram realizadas duas avaliações sensoriais das amostras. A primeira em julho de 2018, logo após o beneficiamento do café, e a segunda em outubro. Elas foram feitas por juízes certificados SCA. Como resultado principal, não houve diferença significativa na qualidade entre a secagem tradicional no terreiro e a secagem com o secador estático.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures