ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Palini & Alves doa secador estático para Campo Experimental da EPAMIG

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/08/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

O Campo Experimental da EPAMIG, localizado em Patrocínio, na região do Cerrado Mineiro, recebeu um secador estático de café da empresa Palini & Alves. O pesquisador Marcelo Malta afirma que o equipamento possibilita a realização de pesquisas para um melhor entendimento da qualidade do café obtido após o processo de secagem, podendo auxiliar os cafeicultores nas tomadas de decisão da etapa do pós-colheita. "A secagem bem feita é uma etapa fundamental na manutenção da qualidade do café", comenta.

As pesquisas foram realizadas no Campo Experimental de Patrocínio e coordenadas pelo Dr. João Paulo Felicori Carvalho, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundaccer, em parceria com a equipe técnica da Epamig. “Com a doação do secador estático, podemos realizar estudos, a fim de responder as dúvidas dos produtores com respaldo científico” – explicou Carvalho.

Para Marcelo, muitos produtores ainda possuem dúvidas quanto à eficiência do processo de secagem e a qualidade do café produzido nesse sistema. A correta secagem quase sempre requer muita de mão-de-obra. O uso exclusivo de terreiros pode apresentar desvantagens, como espaço requerido e capacidade de seca nos picos da colheita, além da dependência de condições climáticas favoráveis e dos custos envolvidos nessa etapa de produção.

Segundo os fabricantes, a primeira grande vantagem deste sistema é eliminar a seca no terreiro. O café vai diretamente do pé para o secador estático, sem precisar de pré-secagem no terreiro. Também não há a necessidade de movimentação dos grãos durante o processo, por isso, é possível se trabalhar com qualquer grau de umidade e fase de maturação. Ainda segundo o fabricante, o resultado é a redução de custos, tanto no uso de mão-de-obra quanto por seu baixo consumo de energia.

Em breve, o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundaccer irá fazer a divulgação dos resultados apresentados na pesquisa.

As informações são da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures