ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC continua discussões sobre novo Acordo: Junta Executiva inicia seus trabalhos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/01/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nesta quarta-feira, 24/01, os delegados da Organização Internacional do Café (OIC) deram seqüência à reunião do grupo de trabalho responsável pela formulação do novo Acordo Internacional do Café. O encontro foi iniciado na última segunda-feira, dia 22/01

Novo Acordo Internacional do Café

O novo texto proposto pelo grupo de trabalho trazia algumas considerações em relação aos objetivos que já estavam contempladas nos artigos subseqüentes. Por esta razão, não é necessário, na avaliação dos produtores, realçá-las dentro do preâmbulo do Acordo que está em discussão. Após reunião do Conselho e de reunião dos países produtores, que têm como porta-voz a ministra Ana Maria Sampaio, o texto foi submetido ao Conselho e teve a seguinte redação:

"O objetivo deste Acordo é fortalecer os setores da cadeia de Café Mundial em um ambiente de livre mercado, promovendo a expansão sustentável, estimulando a coordenação e cooperação entre seus Membros e o setor privado em benefício de todos os participantes da Cadeia:

1) Promovendo a cooperação internacional nos assuntos de café;

2) Promovendo um Fórum intergovernamental para consultas nos assuntos de café com o objetivo de desenvolver a sustentabilidade no setor cafeeiro buscando o equilíbrio entre oferta e demanda e preços justos para produtores e consumidores."

Mercado Livre:

A porta voz dos países produtores, ministra Ana Maria Sampaio, observou que dentro da OIC não existe mais ambiente para intervenções no mercado e que os países produtores devem reivindicar a partir do novo Acordo, a liberação do mercado, com eliminação de protecionismos, como barreiras tarifárias, não-tarifárias e subsídios.

Junta Executiva:

A Junta Executiva iniciou seus trabalhos com a adoção da ordem do dia, aprovação dos votos no Conselho e na Junta. O diretor executivo da OIC, embaixador Nestor Osório, apresentou oralmente relatório sobre a participação do Convênio Internacional do Café de 2001, a retrospectiva anual de 2005/06, e a situação do Mercado Cafeeiro, dando ênfase à primeira estimativa oficial da safra brasileira 2007/08.

Segundo o executivo, os preços continuaram em processo de recuperação, apesar da valorização ocorrida, no período, pelo petróleo e outras commodities que interferiram negativamente no desempenho do café. A principal razão atribuída para esta recuperação é a queda substancial nos estoques internacionais ocorrida nos últimos dois anos, bem como o aumento que vem sendo verificado no consumo, estimados entre 118 a 120 milhões de sacas para este ano.

As reuniões prosseguem hoje, 25/1, quando haverá, além da reunião da Junta Executiva, reunião da Junta do Setor Privado e do Comitê de Promoção.

AS informações são da Assessoria de Imprensa do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures