ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Octavio Café quer ampliar participação no exterior

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/12/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Depois de consolidar nacionalmente a marca Octavio Café como cafeteria e como fornecedora de grãos finos, o grupo Sol Panamby prepara a expansão dos negócios de café de seu braço agropecuário. A empresa pretende crescer internacionalmente e já começou a colocar em prática um plano para elevar de 40% para 80% até 2012 a participação do mercado externo em suas vendas.

A ideia do grupo é dar passos semelhantes aos da Ipanema Coffees, de Alfenas (MG). A fazenda brasileira destina entre 75% e 80% de sua produção para o mercado externo e é reconhecida pelo fornecimento de cafés finos para clientes em todo mundo, entre eles a rede de cafeterias americana Starbucks e o grupo norueguês Friele, que controla torrefações em toda a Europa.

Com um faturamento de aproximadamente R$ 18 milhões, o negócio de café do Sol Panamby envolve além da cafeteria em São Paulo duas torrefações, um núcleo de ensino e treinamento e seis fazendas. E é exatamente nas propriedades, localizadas na região de Pedregulho, no interior paulista, que a maior parte dos investimentos acontecerá.

Atualmente, as propriedades abrigam 4 milhões de pés de café e produzem 30 mil sacas por safra em um mil hectares. O plano prevê dobrar a área nos próximos anos. A ideia do grupo é aumentar a produção a partir de um incremento anual de 150 a 200 hectares na área plantada das fazendas, que receberão irrigação para garantir uma elevação de sete a nove sacas por hectare na produtividade.

"Temos uma demanda crescente por cafés de qualidade no mundo. Nossa estratégia é elevar as vendas domésticas, mas trabalhar com mais ênfase no mercado externo, tornando nossa marca conhecida e destinando um pedaço maior de nossa produção para os exportadores", diz Edgar Bressani, novo superintendente da divisão agropecuária da Sol Panamby.

Os investimentos totais para o projeto ainda não estão totalmente definidos. A expectativa, contudo, é que pelo menos R$ 7 milhões sejam aplicados na expansão da área e implantação dos novos pés de café.

Apesar da dedicação maior ao mercado externo, a Octavio Café não pretende deixar a demanda doméstica de lado. Em alta, o consumo de café no Brasil deve sair das atuais 19 milhões e chegar a 21 milhões de sacas em 2012 e superar os Estados Unidos, segundo Bressani. "É por isso que trabalhamos para aumentar a produção e garantir o mercado que conquistamos internamente", afirma.

Mas não é apenas na produção e exportação de café que a empresa pretende crescer. Segundo Bressani, o grupo tem planos de abrir nos Estados Unidos até meados de 2011 sua primeira cafeteria. Com isso, o plano é expandir a participação no mercado americano, onde a empresa já é dona, desde 2007, da Dallis Bros. Coffee, torrefação que abastece alguns dos principais restaurantes e hotéis de Nova York. "Em princípio, nos EUA, teremos essa loja própria, mas no Brasil já temos propostas para abertura de uma rede de franquias para começar a operar também a partir do ano que vem".

Além do café, o segmento agropecuário do Sol Panamby também atua na criação de gado de elite. Tem pouco mais de mil cabeças de bovinos da raça nelore e também produz cordeiros da raça dorper. A meta é diversificar ainda mais a atividade agrícola e plantar ainda em 2010 um mil hectares de cana-de-açúcar.

A reportagem é de Alexandre Inacio, para o jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures