ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

No Dia Nacional do Café, os parabéns vão aos produtores!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/05/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nesta quinta-feira, 24 de maio, comemoramos o nosso dia, o Dia Nacional do Café! A importância histórica que o café tem para o Brasil é de notório saber, pois, na condição de principal fonte de riquezas ao longo de muitos anos, a cafeicultura foi responsável pelo processo de industrialização e modernização do País.

Recentemente, sobrevivemos a pouco mais de uma década de crise, quando negociamos nossos cafés abaixo dos custos de produção, e vimos esse cenário se reverter a partir de 2010. Contudo, puxado pela crise econômica mundial, o mercado cafeeiro nos pregou nova peça e acompanhamos outra desvalorização nas cotações.

Apesar disso, os fatores fundamentais do mercado seguem positivos, com a relação de equilíbrio entre oferta e demanda muito apertada e os estoques mundiais em um de seus níveis históricos mais baixos.

Entendendo que a macroeconomia é o que vem pressionando os preços da commodity, o Conselho Nacional do Café (CNC), orientado pelos membros de seu Conselho Diretor e junto às entidades parceiras do setor privado, solicitou medidas para que o cenário mercadológico seja melhor para os produtores. E conseguiu!

Neste ano que colheremos 50,45 milhões de sacas, as liberações do Funcafé para um melhor ordenamento das vendas do produto somam um montante de R$ 2,45 bilhões. Além disso, outros R$ 2 bilhões deverão ser disponibilizados pelo Banco do Brasil, o que dará aos produtores a possibilidade de organizarem suas vendas nos melhores cenários de preço.

Hoje, (24/05), Dia Nacional do Café, portanto, é uma data para comemorarmos não apenas toda a histórica importância do grão para o Brasil, mas os frutos iniciais de um trabalho recente no CNC e o direcionamento que todo o setor privado - incluindo nossos parceiros da Abic, da Abics, da Comissão Nacional do Café da CNA e do CeCafé -, a Frente Parlamentar do Café e o Governo Federal, principalmente através do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, dos secretários Executivo e de Produção e Agroenergia da Pasta, respectivamente José Carlos Vaz e Gerardo Fontelles, e do diretor do Departamento do Café, Edilson Alcântara, vêm dando às políticas estratégicas.

Obviamente, mais do que comemorar, também temos que parabenizar a todos os envolvidos na cadeia do agronegócio café no Brasil, em especial aos produtores e suas famílias, que fazem da cafeicultura nacional um exemplo de sustentabilidade econômica, social e ambiental, pontos que o CNC adota como norte para sempre buscar o melhor ao setor.

A reportagem é da CNC, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures