ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério do Trabalho da Colômbia e FNC se unem contra trabalho infantil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/06/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Aproveitando o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho), o Ministério do Trabalho da Colômbia e a Federação Nacional de Cafeicultores do país (FNC) concordaram em trabalhar juntos para prevenir e erradicar o trabalho e a exploração infantil na indústria de café.

Através de um memorando de entendimento assinado entre as entidades no final de 2015, Clara López, ministra do Trabalho, e Roberto Vélez, CEO da FNC, se comprometeram a conjuntamente prevenir o trabalho infantil de acordo com o sistema legal e com o princípio de responsabilidade compartilhada e para promover o respeito aos direitos de todos os meninos, meninas e adolescentes envolvidos no setor de café.

Entre as iniciativas que o Ministério e a FNC concordaram em fazer estão o projeto e a implementação de uma conscientização conjunta e campanhas de educação referentes ao trabalho infantil, o projeto e a implementação de campanhas conjuntas de prevenção e erradicação referente à exploração sexual e compartilhamento de informação entre o Ministério e a FNC visando facilitar o alcance das metas determinadas no memorando.

Como representante de mais de 500 mil famílias de produtores de café da Colômbia, a FNC condena todas as formas de abuso infantil, exploração ou trabalho que comprometa o desenvolvimento emocional, a saúde ou a educação das crianças. É por esse motivo que por mais de 89 anos, a federação desenvolveu programas de investimentos que estimulam o acesso das crianças à educação, à transferência de conhecimentos de geração a geração e a equidade social.

Com isso em mente, é importante destacar que, no contexto da família rural, onde os cafeicultores colombianos estão, o café, em si, não é uma atividade que gera trabalho infantil. Além disso, nem todo envolvimento de crianças e jovens na produção de café deve ser definido como exploração ou deve ser abolido. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (ILO), “a participação de crianças e adolescentes no trabalho que não afete sua saúde e desenvolvimento pessoal ou que não interfira com a escola é geralmente vista como algo positivo” (ILO, 2004:p16). No contexto colombiano, essa é a essência da transferência de conhecimento que ocorre de geração à geração nas famílias produtoras de café.

Durante uma reunião com o Ministério do Trabalho, a FNC encorajou o governo colombiano a implementar uma regulamentação que condena o trabalho infantil no setor de café enquanto permite que as crianças sejam parte das tradições de família e processos inerentes à produção de café da Colômbia. Essas práticas são precisamente o que tornam o café da Colômbia um produto mundialmente reconhecido e um motor de desenvolvimento. Não somente o setor de café representa 23% do PIB da agricultura do país, mas quase 2,2 milhões de colombianos derivam sua receita diretamente ou indiretamente da produção de café.

Além do Ministério do Trabalho e do CEO da FNC, o presidente da Telefónica Colômbia – Alfonso Gómez – e a diretora da Fundación Aviatur, Sandra Aguilera, também participaram do evento. Gómez e Aguilera são parte da Aliança Colombiana contra o Trabalho Infantil: uma parceria privada entre o Ministério do Trabalho, a Global Compact Colombia e trinta e duas companhias e dez aliados.

As informações são da FNC / Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures