ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minc quer alterar proposta de redução da emissão de GEE

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc irá apresentar na próxima terça-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de redução de emissões brasileiras para ser levada à Conferência do Clima de Copenhague, em dezembro. Se aprovada conforme a arquitetura feita no MMA, o Brasil pode ser o primeiro país em desenvolvimento a ter uma proposta de realmente cortar emissões em 2020 e não apenas reduzir sua curva de crescimento das emissões.

Em 2020 a emissão de gases-estufa do Brasil, na previsão do MMA, estaria em 2,7 bilhões de toneladas de CO2, mas ela ficaria em 1,7 bilhão, com a meta sugerida. Este volume é próximo às emissões de 1994, de 1,5 bilhão de toneladas. Segundo Minc, esta meta é mais avançada que a que vinha sendo discutida porque a anterior estabelecia para 2020 o mesmo nível de emissões que em 2005 - quando foram emitidas 2,2 bilhões de toneladas.

Para alcançar esta meta, o plano é reduzir em 20% as emissões produzidas pelo desmatamento da Amazônia, outros 10% com a redução no Cerrado, 3% nos centros urbanos e outros 7% com práticas agrícolas sugeridas pela Embrapa, segundo explicações dadas pelo ministro, ontem, em Brasília. A recomendação é combinar lavoura e pecuária numa mesma área de 11 milhões de hectares, recuperar 10% das áreas degradadas e adotar plantio direto para evitar o uso de defensivos agrícolas.

"São metas ousadas. Enquanto a Índia está dizendo que vai triplicar suas emissões e a China provavelmente irá dobrar as suas, o Brasil oferece reduzir 40% de suas emissões até 2020. O Brasil pode servir de ponte entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento na Conferência", disse Minc. O ministro mostrou dúvidas quanto ao sucesso da Conferência de Copenhague. "A ameaça de fracasso é real principalmente porque os países ricos não dizem quais são as suas metas de cortes de emissões", prosseguiu.

Na opinião de Marina Silva (PV-AC), ex-ministra do Meio Ambiente do governo Luiz Inácio Lula da Silva e pré-candidata à corrida presidencial de 2010, "é tímida a base da proposta que o Brasil deve levar para a conferência do clima de Copenhague, em dezembro".

"Não podemos nos limitar à redução das emissões apenas pela redução do desmatamento", disse ela ontem à tarde, em Washington, em encontro com jornalistas brasileiros, respondendo a uma pergunta da Folha. "Deve-se ter uma meta global, que seja para o desmatamento, para energia e para agricultura, para todos os setores."

Para a senadora, no entanto, há condições objetivas para chegar à meta global, mas esta ainda precisa ser definida. "Hoje, o grande desafio para o Ministério do Meio Ambiente é poder chegarmos a Copenhague com uma meta global, não apenas por desmatamento", disse Marina, que está em Washington a convite do Brazil Institute do Wilson Center para debater a preparação para a reunião de dezembro.

A senadora concordou que há uma reação comandada pelo chamado "grupo desenvolvimentista" do governo brasileiro, que defende que aparas ambientais podem diminuir o ritmo de crescimento econômico brasileiro num momento em que o país não pode abrir mão dele. "Obviamente, há uma visão mais refratária a essa ideia de uma meta global, mas ela encontra apoio forte na opinião pública nacional", disse ela.

"O desafio no Brasil será integrar as duas coisas, ambiente e desenvolvimento", disse. Para isso, defende ela, será preciso mudar a forma de consumir e produzir. "Um compromisso de longo prazo tem de ser assumido por diferentes governos, quem não fizer isso está sendo contrário aos interesses do país e lá na frente vai pagar caríssimo, porque o carbono vai passar a ser precificado".

As informações são do Valor Econômico e da Folha de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures