ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: previsão de chuvas para as regiões cafeeiras

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/09/2008

3 MIN DE LEITURA

0
0
Segundo Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, as chuvas de agosto e, especialmente do último final de semana despertaram a florada nas áreas de café do sul de Minas Gerais. Foram acumulados quase 60mm, sendo que um mês de agosto normal chove apenas 30mm. A florada nesta época do ano pode ser considerada uma situação ruim, pois a colheita ainda não terminou e, a partir de agora, teremos colheita de flores e frutos, piorando a qualidade da safra deste ano e comprometendo a safra do próximo ano.

Sul de Minas

O tempo permanecerá seco e extremamente quente até o dia 13 de setembro nas áreas de café do sul de Minas Gerais. No dia 14 de setembro, uma frente fria causa chuvas na forma de pancadas isoladas. Por enquanto, os simuladores indicam acumulado em torno de 5mm. Ainda teremos chuvas na forma de pancadas isoladas por volta dos dias 26 e 29 de setembro. As primeiras chuvas intensas, pelas simulações desta semana, deverão retornar apenas nos primeiros dias de outubro.

As chuvas quase que constantes prosseguem até o dia 20 de novembro. Já os últimos 10 dias de novembro serão secos e bastante quentes. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro prometem ser bastante chuvosos no sul de Minas Gerais, sendo que entre a segunda quinzena de dezembro e o mês de janeiro, os desvios de precipitação deverão ser positivos.

Cerrado

No Cerrado de Minas Gerais, choveu apenas 10mm em agosto. E tudo indica que ainda não registraremos chuvas significativas pelas próximas semanas. Simulações desta semana indicam chuvas isoladas apenas entre 25 e 29 de setembro. A primeira quinzena de outubro ainda registrará chuva isolada, especialmente entre 06 e 11 de outubro. A primeira chuva forte acontecerá apenas por volta do dia 15 de outubro.

As chuvas fortes prosseguirão até 20 de novembro e haverá uma pausa nas precipitações entre 21 e 30 de novembro. Neste período, o sol predomina e a temperatura entra em rápida elevada. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro prometem ser bastante chuvosos no Cerrado de Minas Gerais, sendo que entre a segunda quinzena de dezembro e o mês de janeiro, os desvios de precipitação deverão ser positivos.

Zona da Mata

Na Zona da Mata de Minas Gerais, choveu quase 30mm e a média climatológica é de 12mm em agosto. Neste mês de setembro, a passagem de uma frente fria causa chuvas de aproximadamente 5mm no dia 14. Ainda teremos chuvas na forma de pancadas isoladas por volta de 21 e entre 24 e 26 de setembro.

A primeira grande chuva deverá acontecer por volta do dia 03 de outubro. As chuvas fortes e constantes deverão prosseguir até o dia 20 de novembro. Já os últimos 10 dias de novembro prometem ser mais secos e quentes. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro prometem ser bastante chuvosos na Zona da Mata de Minas Gerais, sendo que entre a segunda quinzena de dezembro e o mês de janeiro, os desvios de precipitação deverão ser positivos.

Vale do Jequitinhonha

Por fim, na região do Jequitinhonha, o mês de agosto acumulou pouco mais de 15mm, sendo que a média do mês é de 25mm. Em setembro, uma frente fria deverá trazer acumulado entre 5mm e 10mm por volta do dia 16 de setembro. Um outro sistema frontal deverá trazer acumulado de pouco mais de 10mm entre 25 e 27 de setembro.

A primeira grande chuva da primavera deverá ocorrer por volta do dia 10 de outrubro. A partir daí, não teremos grandes períodos de estiagem no nordeste do Estado de Minas Gerais. Em dezembro, o primeiro decêndio será mais seco, enquanto que no segundo e terceiro, há previsão de chuvas fortes por conta da passagem de duas frentes frias. Em janeiro e em fevereiro, veremos uma situação inversa a de dezembro, com chuvas fortes nos dois primeiros decêndios e precipitações mais isoladas no terceiro decêndio.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures