ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: PF prende exportadores de café no sul do estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/07/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Sete pessoas foram presas na semana passada, em operação da Polícia Federal denominada "Bicho Mineiro"', que desmantelou uma organização criminosa formada por exportadores de café do sul de Minas. Eles são acusados de estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A PF cumpriu 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Varginha, Elói Mendes, Boa Esperança e Guapé, em MG, além de Angra dos Reis (RJ) e em São Paulo.

Segundo reportagem de Frederico Damato, do jornal O Tempo/MG, o empresário Cléber Marques de Paiva, presidente da permissionária que explora o porto seco de Varginha e a mulher dele foram presos em casa. Outras quatro pessoas foram detidas em Varginha. Entre elas, sócias do empresário e o advogado dele, Adriano Ferreira Sodré.

A PF apreendeu documentos, computadores, armas e dinheiro. Somente em execuções fiscais há 24 em curso na Justiça, processos nos quais são cobrados R$ 36 milhões em dívidas.

A PF informou que a suposta fraude teria começado em 1995. O caso é um desdobramento da operação "Roterdam", cujas investigações começaram no final de 2007 a partir de indícios de que empresários ligados às atividades de comércio e exportação de café se valiam de laranjas e empresas sediadas em paraísos fiscais para ocultar bens e demais patrimônios. Naquela época, dez pessoas foram presas.

A nova operação contou com o Ministério Público Federal (MPF), que ofereceu denúncia no dia 20 de junho. Segundo o MPF, a prática criminosa consistiu "na arquitetura de um complexo esquema de blindagem patrimonial em torno de um conglomerado de empresas". Aparentemente, todas elas possuem controle ou participação de Cléber Marques de Paiva.

A reportagem entrou em contato com as empresas, mas as ligações caíram na caixa postal. Cléber Marques de Paiva é um dos maiores produtores de café do país. Por meio da holding Unecom, sediada em Varginha, controla uma série de empresas do segmento, voltadas basicamente ao mercado internacional. Ele também preside o Centro de Comércio de Café de Minas, em Varginha.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures