ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: análise sobre dados da Conab a respeito da cafeicultura no estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/12/2012

4 MIN DE LEITURA

0
0
A produção total de café em Minas Gerais está estimada em 26,94 milhões de sacas na safra 2012, com variação percentual de 3,3% para mais ou para menos.

A produtividade média do Estado atingiu 26,30 sacas por hectare. Em comparação com a produção anterior, a estimativa sinaliza crescimento da safra cafeeira em 21,5%. Os dados são da quarta Avaliação da Safra Cafeeira 2012, elaborada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os cafezais mineiros encontram-se em boas condições, o que poderá favorecer a qualidade da safra 2012/13. Segundo os pesquisadores da Conab, o incremento registrado em Minas Gerais se deve à bienalidade positiva da cultura, ao aumento da área em produção e a melhora dos tratos culturais nas lavouras incentivados pela recuperação dos preços do café.

Para o Brasil, a Conab estima que a produção de café, tanto arábica como conilon, na safra 2012 deverá ser de 50,82 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. O resultado representa crescimento de 16,9% quando comparado com à produção obtida na temporada anterior que foi de 43,48 milhões de sacas.

Segundo o relatório da Conab, em Minas Gerais está concentrada a maior área em produção com 1,028 milhão de hectares, predominando a espécie arábica com 98,6%. A área total estadual representa 50,1% da área cultivada com café no país.

Em 2012 a área de produção estadual foi expandida em 2,8%. As condições climáticas para o Estado foram favoráveis a partir de meados do mês de novembro de 2011, o que aliado ao incremento dos tratos culturais promoveu o pegamento das flores e frutos proporcionando bom desenvolvimento vegetativo e produtivo dos cafezais.

Nas regiões da Zona da Mata e Leste de Minas, as condições climáticas adversas no período pós-florada somadas a estiagem nos meses de fevereiro e março, prejudicaram o desenvolvimento dos frutos, impactando negativamente na produtividade.

As chuvas registradas no início da colheita, período em que não eram esperadas precipitações, comprometeram parcialmente a qualidade do café colhido em praticamente todas as regiões produtoras do Estado.

Cerrado - A produção de café na região do Cerrado, que inclui a produção do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste, teve um incremento da ordem de 55,7%, quando comparada com a safra anterior. A alta se deve ao acréscimo de 4,5% na área em produção e a bienalidade da cultura, que na safra atual é de alta na região. Em relação ao levantamento anterior, realizado em agosto de 2012, houve um acréscimo de 3,1% na produtividade, que passou de 35,8 sacas por hectare para 36,9 sacas por hectare.

O aumento de produtividade foi maior nos municípios onde predominam lavouras de sequeiro, particularmente nos municípios de Patrocínio e Serra do Salitre, que pela expressividade de áreas cafeeiras contribuíram significativamente para o aumento da produção de café na região.

Os elevados níveis de produtividade, também refletem os investimentos nas lavouras, decorrente dos bons preços do produto no mercado ao longo de 2011 e as condições climáticas que, de maneira geral, foram favoráveis.

A produção estimada para as regiões Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais é de 13,79 milhões de sacas de café, volume 32,1% superior à safra anterior. A produtividade média alcançada é de 26,62 sacas por hectare contra 20,67 sacas por hectare registradas na safra 2011.

A Conab aponta que o potencial produtivo das lavouras em safra de bienalidade alta foi prejudicado pelas adversidades climáticas ao longo do ciclo produtivo da cultura. As chuvas na fase inicial da colheita reduziram a qualidade do café, não só provocando fermentação direta dos grãos como também por ter aumento da queda dos frutos.

Ao contrário das demais regiões, a Zona da Mata apresenta redução da produção de 14,34% quando comparada com a safra anterior. De acordo com os pesquisadores da Conab, a situação se deve à inversão da bienalidade em vários municípios e também por condições climáticas desfavoráveis, caracterizadas pelo excesso de chuvas e baixas temperaturas no período pós-florada, seguido por uma estiagem nos meses de fevereiro e março e chuvas no início da colheita.

A queda na produção também reflete o desgaste natural sofrido pelas lavouras em razão da alta produtividade alcançada na safra 2011. O conjunto de fatores acabou prejudicando não apenas a produtividade como também a qualidade do produto colhido.

As condições climáticas desfavoráveis também interferiram na produção das regiões Leste, Mucuri, Norte de Minas e Jequitinhonha. Mesmo com as adversidades, a safra 2012 deverá ser maior quando comparada com a safra anterior, devido ao alto percentual de lavouras irrigadas, do aumento dos tratos culturais e por 2012 se tratar de bienalidade alta na região. A Conab destaca o acréscimo da produção de café na região Norte em 36,53% em comparação com 2011.

Mas, pelo maior peso estatístico da produção da Zona da Mata, na base amostral, a produção estimada para a região da Zona da Mata, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Central e Norte de Minas, que é calculada em conjunto, é de 6,92 milhões de sacas, redução de 10,6% quando comparada com a safra anterior.

A produtividade média alcançada foi de 20,24 sacas por hectare, contra 23,13 sacas por hectare na safra 2011, recuo de 12,47%.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures